top of page

A corrida pelos biocombustíveis já começou

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 14 de jul.
  • 2 min de leitura

A corrida global por soluções climáticas já começou — e não basta participar, é preciso estar na linha de frente. O Brasil avança com políticas como o RenovaBio, a recém-sancionada Lei do Combustível do Futuro e aumento da mistura de etanol e biodiesel. O mesmo movimento se vê em grandes economias, onde os biocombustíveis têm crescentemente se transformado em pilar estratégico de competitividade, segurança energética e liderança geopolítica. 


Foi com esse cenário em mente que a Amcham Brasil, ao lado de iCS, CEBDS, CEBC e RI, realizou o seminário "Biocombustíveis Sustentáveis para Transporte Internacional", no Rio de Janeiro. O encontro reuniu lideranças empresariais e governamentais para discutir o papel do Brasil na descarbonização de setores como aviação e transporte marítimo — segmentos de difícil eletrificação e alta intensidade de emissões. 


Durante o evento, foi apresentada e entregue a declaração das entidades a representantes da COP30 e do governo brasileiro. O documento propõe uma agenda estratégica para tornar o Brasil protagonista global em biocombustíveis sustentáveis, com foco em rastreabilidade, segurança ambiental, harmonização regulatória e acesso a mercados internacionais.  


A entrega foi feita pelo presidente da Amcham, Abrão Neto, a Roberto Rodrigues (COP30 – Agricultura), Elbia Gannoum (COP30 – Energia), Marina Grossi (COP30 – Setor Empresarial) e Leandro Gomes Cardoso (Ministério do Meio Ambiente). 


"Não se trata apenas de acompanhar. Trata-se de influenciar a direção", afirmou Abrão Neto. "Temos uma janela clara para posicionar o Brasil como líder global — mas isso exige articulação, velocidade e ambição." 


Enquanto isso, outros países seguem ampliando seus mandatos obrigatórios para combustíveis sustentáveis. A União Europeia já projeta até 70% de SAF na aviação até 2050. Os EUA impulsionam o setor com créditos fiscais via Inflation Reduction Act. Reino Unido, China, Coreia do Sul, Japão e Índia já definiram metas progressivas para os próximos anos. 


Demanda deve crescer 400% até 2050 


A demanda global por biocombustíveis pode crescer até quatro vezes até 2050. Sem escala, o mundo pode enfrentar déficit de oferta já em 2030. A resposta está na diversificação de rotas tecnológicas, uso produtivo de áreas degradadas e coordenação público-privada. 


O Brasil tem todos os ingredientes — biomassa, tecnologia, governança e capital humano. O que falta é transformar essa vantagem em posição clara de liderança no novo mapa energético global. 

ree

Comentários


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page