top of page

Alckmin: Economia circular promove desenvolvimento sustentável e bem-estar social

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 14 de mai.
  • 2 min de leitura

Com participação de especialistas globais, a 9ª edição do Fórum Mundial de Economia Circular trouxe para o debate a necessidade de um novo modelo econômico, mais justo e sustentável, oferecendo ao setor produtivo a oportunidade de compartilhar soluções e estratégias para a transição circular.

Agência Gov | Via MDIC
Agência Gov | Via MDIC

O evento teve participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e contou, em sua abertura, com uma mensagem do presidente em exercício e ministro Geraldo Alckmin.

O mundo busca uma nova governança climática e o Brasil se destaca com o firme propósito de liderar essa transformação”, afirmou Alckmin. “A Nova Indústria Brasil reconhece o poder da economia circular como instrumento para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social, além de mostrar o caminho para otimizar o uso dos recursos, reduzir o desperdício e criar novos modelos de negócios”, completou.

O chefe de gabinete da vice-presidência da República e do MDIC, Pedro Guerra, também falou no evento, afirmando que a economia circular representa um aspecto central e orientador dos trabalhos do governo federal.


“A neoindustrialização é o eixo de organização dos trabalhos do MDIC, uma industrialização apoiada na inovação, na exportação, na sustentabilidade, na competitividade e na inclusão. E a economia circular perpassa cada um desses pilares”, declarou.


No segundo dia de debates, a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, participou de um painel com discussões sobre cadeias de valor globais, comércio e desafios regionais no contexto da transição circular.


“O Brasil, com a percepção de que uma indústria forte importa e pelo projeto liderado pelo vice-presidente e ministro, Geraldo Alckmin, traz a sustentabilidade como um fator de competitividade para a indústria”, argumentou.


A secretária destacou a necessidade de se discutirem acordos e parâmetros que envolvam comércio e desenvolvimento sustentável, garantindo uma transição justa de modelo.

Ela citou a atuação do Brasil na presidência do G20 no ano passado, quando facilitou a adoção de um documento por consenso intitulado “Princípios do G20 sobre comércio e desenvolvimento sustentável”, assim como as conversas do grupo de comércio e indústria nas reuniões dos BRICS, que tem tratado de desenvolvimento industrial, sustentabilidade e circularidade.


“Esse é um tema presente nas discussões de comércio do Brasil, do Mercosul. Inclusive, a inclusão de um anexo de desenvolvimento sustentável foi decisiva para a conclusão do acordo Mercosul/União Europeia, anunciado em dezembro passado”, exemplificou. “A partir de uma base forte de energia renovável, de biodiversidade, temos todas as condições de nos posicionar melhor no exterior, com condições de atrairmos os investimentos que desejamos para fazer essa transição para uma economia de baixo carbono, para uma economia circular”, concluiu.

Comentarios


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page