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Cenário da seca do Norte do país segue desafiador e afeta transporte em 2025

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 13 de mai.
  • 2 min de leitura

A pior seca dos últimos 120 anos do rio Negro, que banha Manaus, foi em 2023 e resultou em um custo extraordinário de R$ 1,4 bilhão às indústrias, devido à falta de componentes e às dificuldades para escoar as suas mercadorias por via fluvial. Os prejuízos não ficaram restritos às empresas. A Prefeitura de Manaus estima que perdeu R$ 1 bilhão de arrecadação no período.

Foto: Freepik
Foto: Freepik

Na ocasião, a cota do rio Negro chegou ao patamar de 12,7 metros, profundidade insuficiente para a atracação de navios de cabotagem e de longo curso que chegam pela costa brasileira e entram pela foz do rio Amazonas. Para que as operações de contêineres sejam executadas dentro dos padrões, a cota mínima do rio deve estar em 18 metros, levando em conta o calado dos navios e a margem de segurança exigida.


Uma das soluções adotadas foi a utilização de píer flutuante e balsas. Os píeres têm sido cruciais para garantir o transporte de cargas porque têm capacidade para movimentar navios de diferentes portes, permite a transferência de cargas para balsas de menor calado.

Em 2024 o cenário foi desafiador, como já se sabe que será agora em 2025. A estiagem na região amazônica, que ocorre no verão, entre os meses de setembro a dezembro, traz enormes prejuízos à economia do Estado do Amazonas, por exemplo. Com o cenário desafiador da baixa dos rios e falta de navegabilidade na região, a Costa Brasil - operador de Transporte Multimodal (OTM) líder na cabotagem fracionada, está focada no início deste ano, em oferecer soluções para que seus clientes e parceiros se preparem para esse período.


Nesta época, o transporte de produtos é impactado pelos níveis reduzidos do rio Amazonas. As embarcações não viajam com total capacidade, o que limita o trânsito de mercadorias.


"2025 será um ano desafiador para o Norte do país, pois são esperadas temperaturas acima da média. Atenta a esse problema da região, a Costa Brasil oferece como soluções, a multimodalidade na sua essência para o escoamento de produtos, ou seja, via linhas férrea, rodoviária, aérea e navios de cabotagem. Além disto, recomendamos a antecipação de demandas para este semestre, e o fortalecimento de seus estoques nestes primeiros meses do ano", afirma Adamo Bayer, Head de Trade e Marketing da Costa Brasil.


"Com a falta de chuvas, o preço dos alimentos sobe e o transporte pode aumentar até 50% para o escoamento da produção. Todas essas soluções são para que não se forme um gargalo para os clientes e consequentemente para o consumidor também na época de estiagem. Estamos preparados para atender a cadeia como um todo. Consideramos todas as rotas nesta região, trabalhamos com parceiros estratégicos que não afetem nossos serviços, e que possam atender os clientes com excelência", complementa Adamo.

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