Cientistas brasileiros conseguem transformar CO2 em combustível
- Solano Ferreira
- 14 de ago.
- 1 min de leitura
Pesquisadores brasileiros estão desenvolvendo tecnologias para transformar dióxido de carbono (CO2) em combustíveis renováveis, como o e-metanol, visando reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e impulsionar a transição energética.
Um dos projetos, liderado pelo Instituto de Química da USP, busca produzir e-metanol a partir de CO2 capturado de usinas de etanol e energia renovável, com foco na propulsão de navios, que buscam a descarbonização.
Outra iniciativa, da Repsol Sinopec Brasil em parceria com a Hytron, visa produzir gasolina e diesel sustentáveis utilizando CO2 e hidrogênio, com apoio laboratorial do RCGI e foco em veículos automotores, aéreos e marítimos.
A tecnologia desenvolvida pela USP utiliza um catalisador inovador à base de óxidos de titânio e rênio, que converte CO2 em metanol com alta seletividade, e uma planta-piloto será construída para testes em escala.
O Brasil produz grandes quantidades de etanol, gerando CO2 que pode ser utilizado como matéria-prima para a produção de e-metanol, tornando o país competitivo nesse mercado.
A produção de e-metanol já é uma realidade comercial em outros países, como na Dinamarca, onde uma fábrica utiliza CO2 de usinas de biogás e energia renovável para abastecer navios.
O setor marítimo tem metas ambiciosas de redução de emissões, impulsionando a demanda por e-metanol e outros combustíveis sustentáveis, com acordos internacionais estabelecendo cronogramas e penalidades para o descumprimento.
Fonte: Revista Pesquisa Fapesp

Comentários