top of page

Comunidade quilombola Cachoeira Porteira, de Oriximiná (PA), comemora um ano de acesso ao ensino superior

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 18 de abr.
  • 2 min de leitura

Por meio da Gran Faculdade, 25 alunos — de um total de 189 famílias do quilombo — têm bolsas de estudos para graduação e pós-graduação online

Alunos da Gran Faculdade no quilombo Cachoeira Porteira, Oriximiná (PA)
Alunos da Gran Faculdade no quilombo Cachoeira Porteira, Oriximiná (PA)

Em um estado que concentra o maior número de comunidades quilombolas do Brasil — são 497 reconhecidas pelo IBGE —, o acesso à universidade ainda é um desafio: apenas 4,8% dos quilombolas paraenses com mais de 25 anos concluíram a graduação.


Em 2024, esse cenário começou a mudar em Cachoeira Porteira, no (distrito? Cidade?) de Oriximiná. Por meio de uma parceria da Gran Faculdade — instituição de ensino superior da edtech brasiliense Gran — com o BTG Pactual e a Systemica Digital, 25 moradores da comunidade iniciaram cursos de graduação e pós-graduação com bolsas integrais.


Entre os novos alunos está Erica Pereira, de 33 anos, mãe de cinco filhos, nascida e criada na comunidade. Ela concluiu o ensino médio em 2016, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e hoje é aluna de Ciência da Computação. "É uma área com mais oportunidades. Cada vez tenho me interessado e gostado mais do curso", conta.


Para viabilizar a formação, o Gran criou uma sala digital dentro do quilombo, com estrutura de internet e equipamentos, permitindo que os alunos estudem sem precisar sair do território. Também foram realizadas atividades de letramento digital e informática básica, preparando os estudantes para o ambiente virtual de aprendizagem.


Junto ao time pedagógico do Gran, os novos alunos puderam escolher entre cursos de graduação (bacharelado e tecnólogo), além de opções em pós-graduação. Segundo Stella Alves, Coordenadora da Área de Educação da Gran Faculdade, os cursos mais procurados foram das áreas de educação, com destaque para as licenciaturas em pedagogia, letras e ciência da computação.


A iniciativa integra o compromisso do Gran com a diversidade, inclusão e democratização do acesso à educação — reforçado desde 2021, quando a instituição se tornou signatária do Pacto Global da ONU.


"Já estaríamos muito felizes em impactar a vida dos 25 estudantes que receberam as bolsas. Mas, observando a cultura local e como eles convivem na comunidade, sempre pensando na coletividade, vimos que esses novos graduandos e pós-graduandos vão transformar também o entorno e outras vidas. O ensino online tem esse poder — e, aliado a um modelo educacional individualizado, como o da Gran Faculdade, pode promover uma mudança ainda maior", conclui Gabriel Granjeiro, CEO e fundador do Gran.

コメント


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page