top of page

Contrariando a Constituição, Congresso derruba vetos e autoriza destruição de direitos indígenas



Deputados e senadores tornaram possível a destruição do meio ambiente e dos direitos indígenas


O Congresso Nacional derrubou nesta quinta-feira (14) grande parte dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Lei 14.701/2023 (antigo Projeto de Lei nº 2903/23). Na prática, deputados e senadores tornaram possível a destruição do meio ambiente e dos direitos indígenas, permitindo a revogação de demarcações de suas terras e insistindo na definição da inconstitucional tese do Marco Temporal. Esses e outros pontos haviam sido vetados  pelo presidente em outubro deste ano. 


O WWF-Brasil entende que a derrubada dos vetos evidencia um movimento significativo de retrocesso do Congresso Nacional, que insiste em uma agenda ultrapassada que pode colocar o Brasil à margem do desenvolvimento mundial. E configura uma das mais graves ameaças aos povos indígenas na atualidade, desconsiderando que a proteção dos biomas brasileiros e o combate à crise climática dependem da sobrevivência desses povos e da conservação de suas terras.


Diferentes dispositivos da legislação, que foram reincorporados à lei pelo Congresso, possibilitam a instalação de obras com significativo impacto ambiental em terras indígenas sem necessidade de consulta prévia às comunidades afetadas, dentre outras ameaças. Existem mais de 517 mil nascentes no interior das terras indígenas e a derrubada dos vetos vai significar desmatamento, poluição de rios e, consequentemente, falta d’água em várias regiões.


As mudanças aprovadas poderão ocasionar até 55 milhões de hectares de perda de vegetação nativa dos territórios indígenas. A floresta amazônica é uma das principais responsáveis pela regularidade das chuvas e pelo equilíbrio climático das demais regiões brasileiras e a redução das áreas manejadas pelos indígenas e a mudança nas dinâmicas de uso da terra nesses territórios poderão causar um desequilíbrio de grandes proporções no clima, não apenas no Brasil.


Em outras palavras, com a derrubada dos vetos, as emissões brasileiras poderão atingir índices estratosféricos, impedindo o Brasil de cumprir metas assumidas internacionalmente, sujeitando o país a boicotes comerciais e contribuindo para o aquecimento global. O não-cumprimento de tratados, acordos e compromissos assumidos pelo Brasil pode ter impactos catastróficos para o comércio exterior brasileiro.


Resta agora às organizações indígenas acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para pleitear a derrubada da maior parte dos dispositivos da lei. A medida é justificável e leva em consideração que os direitos dos povos indígenas são resguardados pela Constituição e, em setembro, a Corte considerou a tese do Marco Temporal inconstitucional. 



Por WWF Brasil



 

Comentarios


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page