top of page

COP 30 - O papel crucial do investimento social privado para a Amazônia

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 19 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de mar.

Foto: Freepik
Foto: Freepik

Com a COP 30 prestes a acontecer no Brasil, um dos principais temas que precisa ser discutido é a criação de novos modelos de investimento social privado, especialmente para a recuperação ambiental da Amazônia. O setor privado tem uma responsabilidade crescente na recuperação do planeta, com destaque para a necessidade de novos modelos que integrem a restauração ambiental com o desenvolvimento social e econômico das comunidades locais.

 

Daniel Grynberg, diretor-executivo do Grupo Mais Unidos, é um dos principais especialistas em investimento social privado no Brasil e pode compartilhar sua visão sobre como o setor privado pode ser um ator chave para a recuperação da Amazônia, particularmente no que se refere à criação de oportunidades sustentáveis e ao fortalecimento das economias locais. Ele tem sido um dos líderes em iniciativas que envolvem a parceria entre empresas, governos e organizações da sociedade civil para promover a inclusão e o desenvolvimento sustentável, com foco na proteção da floresta e das comunidades amazônicas. O Grupo Mais Unidos é uma iniciativa que reúne empresas para impulsionar projetos de impacto social e ambiental, promovendo educação, inclusão produtiva e desenvolvimento sustentável, com foco na Amazônia Legal.

 

Recentemente, um projeto inovador foi lançado para restaurar a Área de Preservação Ambiental Triunfo do Xingu, no Pará, uma das unidades de conservação mais desmatadas do Brasil. Este modelo de concessão público-privada busca restaurar a floresta, gerar empregos e criar novas oportunidades econômicas por meio da venda de créditos de carbono, com investimentos também em infraestrutura social para as comunidades locais. Esse projeto é um exemplo claro do que precisa ser ampliado: iniciativas que combinam a preservação ambiental com a promoção de uma economia verde inclusiva.

 

A COP 30 é o momento ideal para aprofundar discussões sobre como o setor privado pode se envolver ativamente em projetos como esse, alinhando suas práticas de investimento às necessidades urgentes de conservação ambiental, sem deixar de considerar os impactos sociais e econômicos sobre as populações locais.

 

Daniel pode comentar sobre a importância de criar esses novos modelos de parceria público-privada e como eles podem impulsionar uma transformação sustentável no Brasil, especialmente na Amazônia, tornando-a um exemplo global de como alinhar proteção ambiental com justiça social e desenvolvimento econômico.

 

Sobre o Grupo + Unidos

O Grupo + Unidos é uma iniciativa de investimento social colaborativo que há 15 anos atua no Brasil promovendo educação, inclusão produtiva e desenvolvimento sustentável, com foco na Amazônia Legal. O Grupo reúne empresas e organizações como USAID, Microsoft, Alcoa, ExxonMobil, entre outras, para transformar comunidades por meio de projetos estratégicos.

 

Daniel Grynberg

Membro do Comitê Gestor e diretor executivo do Grupo +Unidos. Possui mais de 10 anos de experiência em investimento social, empreendedorismo, aceleração e desenvolvimento de negócios. É bacharel em Administração de Empresas pelo Insper, com cursos complementares em Valuation, Empreendedorismo e mestrado em Gestão Pública pelo Insper. Além disso, Daniel atua nos segmentos de inovação social, ESG, programas de aceleração, gestão de projetos, capital de risco, dívida e medição de impacto social.

Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page