top of page

Dino diz que há uma 'pandemia de incêndios' e dá 5 dias para governo aumentar efetivo

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 10 de set. de 2024
  • 1 min de leitura

Nesta terça-feira (10), o ministro Flávio Dino , do Supremo Tribunal Federal , classificou os incêndios na Amazônia e no Pantanal como uma "autêntica pandemia de incêndios florestais " e exigiu que o governo amplie o efetivo de combate às chamas em cinco dias.

Foto: Agência Brasil

queimadas
Dino determina medidas de combate às queimadas

Durante uma audiência no STF para avaliar o cumprimento de uma decisão da Corte, que obrigava o governo a apresentar planos para a prevenção e combate aos incêndios, o magistrado afirmou que não se pode normalizar a situação e que a gravidade dos incêndios, que afetam 60% do território nacional, precisa ser reconhecida.


Dino expressou preocupação com a dimensão dos incêndios no país e solicitou ações urgentes. Ele comparou a situação atual com a necessidade de respostas coordenadas durante a crise da COVID-19 e as recentes cheias no Rio Grande do Sul, destacando os impactos severos dos incêndios na saúde humana, no meio ambiente e na economia.


Flávio Dino cobrou plano


Durante a audiência, o ministro questionou a Advocacia-Geral da União sobre os planos para combater as queimadas. O governo detalhou as medidas que estão sendo tomadas, e em resposta, o magistrado agendou uma reunião com os governadores dos estados afetados para discutir soluções conjuntas.


Entre as ações exigidas estão a convocação imediata de mais bombeiros, investigação de incêndios criminosos, criação de um plano de ação emergencial para 2025, aumento do número de aeronaves para o combate às chamas, implementação do Plano Amazônia: Segurança e Soberania, e o reforço da fiscalização da Polícia Rodoviária Federal na região.


Fonte: Último Segundo


Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page