top of page

Em Londres, rei Charles parabeniza Marina e o Brasil pela proteção das florestas

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 26 de jun.
  • 3 min de leitura

Rei também enviou abraço especial ao presidente Lula e registrou o quanto o presidente está se empenhando para o sucesso da COP30

Fernando Donasci/MMA
Fernando Donasci/MMA

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, se encontrou com o Rei Charles III nesta quarta-feira (25/6) em Londres, no Reino Unido. Ao cumprimentá-la, ele reconheceu o trabalho do governo brasileiro na proteção das florestas, especialmente da Amazônia, onde o desmatamento foi reduzido em cerca de 46% em 2024 na comparação a 2022 segundo o sistema Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O rei destacou ainda a importância dos esforços do presidente Lula para a COP30, a Conferência do Clima que ocorrerá em Belém (PA) em novembro.


O encontro de Marina com o Rei Charles III, junto a outras lideranças, ocorreu a pós participarem de evento promovido pela Iniciativa de Mercados Sustentáveis (SMI, na sigla em inglês ) e pelo Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do governo do Reino Unido, que integra a programação da Semana de Ação Climática de Londres, da qual a ministra participa.

Encontro entre Rei Charles III e Marina em Londres - Foto: Governo do Reino Unido
Encontro entre Rei Charles III e Marina em Londres - Foto: Governo do Reino Unido

No evento, que reuniu governos, organizações da sociedade civil e investidores em torno de soluções financeiras inovadoras para proteção da natureza, a ministra Marina Silva presenteou o Rei Charles III com a fotografia impressa de uma castanheira plantada por ele e pela então Princesa Diana na cidade de Parauapebas (PA), durante uma de suas visitas ao Brasil, em abril de 1991.


Com 34 anos de idade, a árvore Bertholletia excelsa Bonpl . tem hoje cerca de 15 metros de altura e deu seu primeiro fruto em 2019. Foi plantada pelo então príncipe Charles e sua esposa à época, Princesa Diana, no Parque Zoobotânico de Carajás, atualmente Parque Zoobotânico Vale, localizado na Floresta Nacional de Carajás, unidade de conservação federal criada em 1998. O plantio foi registrado por meio de uma placa, que permanece no local.Podendo atingir até 50 metros, a Bertholletia excelsa Bonpl. produz castanha-do-Brasil, também conhecida como castanha-do-Pará, e ocorre em toda a região amazônica, sendo característica das matas altas de terra firme não inundáveis.

Foto da castanheira plantada pelo Rei Charles III na Amazônia em 1993, entregue a ele por Marina Silva - Foto: ICMBio
Foto da castanheira plantada pelo Rei Charles III na Amazônia em 1993, entregue a ele por Marina Silva - Foto: ICMBio

O Rei Charles III agradeceu à ministra pelo presente e disse: “tenho dedos verdes”. Ela o parabenizou por sua atuação pela preservação do meio ambiente, causa que ele defende há décadas, mesmo quando o tema ainda não era amplamente reconhecido como é hoje.Além da visita ao Pará em 1991, o Rei Charles III esteve no Brasil em outras três ocasiões, ainda como Príncipe: em 1978, 2002 e 2009.


Semana de Ação Climática de Londres


A ministra levou à Semana de Ação Climática de Londres , um dos principais foros de discussão sobre o combate global à mudança do clima, as agendas prioritárias do Brasil para a COP30.


Uma delas é o Balanço Ético Global (BEG), que teve seu primeiro diálogo realizado na terça-feira (24/6) . Liderado pelo presidente Lula e pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, o BEG é um dos quatro círculos de mobilização da COP30 e discute o imperativo ético do enfrentamento à mudança do clima e da implementação dos acordos firmados na última década, desde a assinatura do Acordo de Paris.


A ministra também participa de uma série de reuniões sobre financiamento para florestas, com foco no Fundo Florestas Tropicais Para Sempre (TFFF, na sigla em inglês). O mecanismo inovador busca mobilizar financiamento climático de longo prazo por meio de um fundo de investimento que une capitais públicos e privados para a conservação das florestas tropicais.

 

Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page