top of page
Foto do escritorSolano Ferreira

Estação de Pesquisa Tanguro celebra 20 anos em evento com autoridades e especialistas

A Estação de Pesquisa Tanguro, um dos maiores laboratórios a céu aberto do mundo, celebra seus 20 anos em evento nesta quarta-feira (12) que reunirá autoridades como o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho; o diretor do Banco Safra, Joaquim Levy; o CEO do Centro de Pesquisa Climática Woodwell, Max Holmes, além de especialistas em agricultura sustentável; representantes de povos tradicionais; dentre outros. O simpósio será realizado na Casa Thomas Jefferson, no Setor de Grandes Áreas Norte 606, em Brasília. 


Localizada numa área de transição ecológica, entre Amazônia e Cerrado, em Querência (MT), a Estação de Pesquisa Tanguro abriga pesquisas voltadas a entender o impacto das ações humanas no meio ambiente. A ideia surgiu em 2004 a partir de uma parceria entre o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), a Estação de Pesquisa em Clima Woodwell Climate Research Center, e a Amaggi. 


As mudanças climáticas, o comportamento do fogo na vegetação nativa, o impacto para os animais e da intensificação do uso do solo para atividades agrícolas compõem o rol de estudos desenvolvidos por pesquisadores do Brasil e do exterior. 


Da produção ao longo de duas décadas nasceram em torno de 180 publicações científicas de alto impacto elaboradas pela equipe técnica, composta por cinco técnicos de campo e dois cientistas residentes, juntamente com mais de 40 pesquisadores. 


A Estação de Pesquisa também abriga estudantes, jornalistas e formuladores de políticas públicas e tem sido visitada por cientistas de sete países, que buscam levar para o exterior a expertise da ciência local.

Comments


bottom of page