top of page

ESTUDO DO IPAM: Integração entre instituições melhora a gestão do fogo na Amazônia

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 6 de out.
  • 2 min de leitura

O estudo destaca a importância da adoção de práticas tradicionais de uso controlado do fogo por comunidades locais

 

ree

 Foto: Agência Pará


Um diagnóstico inédito sobre a gestão do fogo na Amazônia Legal revela que a integração entre instituições e a valorização de saberes tradicionais são estratégias-chave para melhorar o combate às queimadas na região. O estudo, realizado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), ouviu 122 gestores públicos e apresenta um panorama das ações de prevenção, controle e manejo do fogo nos nove estados da Amazônia Legal.

 

A publicação surge em meio ao fortalecimento de políticas públicas, como a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (Lei nº 14.944/2024), e após um ano de recordes de incêndios. Em 2024, mais de 30 milhões de hectares foram queimados no Brasil, sendo 82% deles na Amazônia Legal. Em 2025, no entanto, houve uma redução significativa: até agosto, a área queimada caiu 63% em todo o país, com destaque para a Amazônia, onde a queda chegou a 65%, segundo a rede MapBiomas Fogo.

 

O estudo destaca a importância da adoção de práticas tradicionais de uso controlado do fogo por comunidades locais, como as queimas prescritas em períodos secos, uma das principais estratégias do Manejo Integrado do Fogo (MIF). Para os pesquisadores, é necessário ampliar a capacitação dos profissionais e integrar o planejamento de longo prazo às ações emergenciais.

 

Apesar dos avanços, o combate ao fogo ainda enfrenta desafios. O número de brigadistas e bombeiros na região é insuficiente. No Amazonas, há apenas um bombeiro para cada 141 mil hectares, enquanto em São Paulo, essa proporção é de um para cada 3 mil hectares. Além disso, dos 808 municípios da Amazônia Legal, apenas 130 possuem unidades do Corpo de Bombeiros.

 

O IPAM defende que o manejo do fogo deve ir além do combate às chamas, abrangendo prevenção, uso sustentável e valorização das práticas tradicionais. “Estamos mais estruturados do que no ano passado, mas ainda é cedo para dizer que estamos prontos para enfrentar eventos extremos como os de 2024”, avalia Ane Alencar, diretora de Ciência do IPAM.

 

Comentários


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page