top of page

Filhote de onça resgatado no AM volta para família que o criava

Por falta de abrigo, animal voltou para antiga residência. Ibama estuda remoção por via aérea; saiba mais

Reprodução Instagram - PM Amazonas
Reprodução Instagram - PM Amazonas

Conhecido como "Golias", um filhote de  onça-pintada, que era criado como "pet", voltou para a casa da família que o criava, na última quarta-feira (5). O animal silvestre havia sido resgatado da residência, em Santo Antônio do Içá, na última terça-feira (4), pela Polícia Militar do Amazonas.


Criado em cativeiro, o bicho será resgatado novamente. Dessa vez, pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). A reportagem do  Canal do Pet entrou em contato com o órgão para entender como a onça será resgatada e para onde será destinada.


"O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) teve conhecimento do resgate de um filhote de onça-pintada, de aproximadamente 8 meses, em Santo Antônio do Içá (AM), após denúncia feita à Polícia Ambiental. De acordo com relatos, o animal, que passou por uma avaliação inicial feita por um veterinário do município, encontra-se em bom estado de saúde e apresenta comportamento dócil", diz ao  iG.


"Neste momento, representantes do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão buscando um local para o acolhimento temporário do animal. Um dos desafios é o traslado, visto que o município fica a 880 quilômetros da capital, Manaus, e sem aeroporto próximo. A ideia é articular parceria com instituições com expertise para transportar animais dessa espécie em segurança e, preferencialmente, por via aérea", detalha.


Segundo o Ibama,onça-pintada voltará ao habitat natural caso consiga sobreviver sozinha após um processo de reabilitação. "Considerando seu histórico e comportamento, a previsão é que o espécime seja destinado a um ambiente de cativeiro, a exemplo de zoológico, criadouro científico ou mantenedor de fauna. Caso seja avaliada a possibilidade de reabilitação do espécime, será implementado um programa de longo prazo, a fim de prover condições para o animal sobreviver de maneira independente para, enfim, ser solto em seu habitat", enfatiza.


Entenda


Na última terça-feira (4), a  Polícia Militar do Amazonas, por meio da 3ª Companhia de Polícia Militar (CPM), resgatou o filhote, nomeado pela família como Golias. A ação foi feita em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.


"O animal foi encontrado em uma residência na Rua do Porto das Pedras, no bairro Independência. No local, os policiais conversaram com o responsável, que relatou ter encontrado o filhote durante uma caçada há cerca de oito meses e decidido levá-lo para casa. Com o tempo, a onça se tornou dócil e recebeu o nome de 'Golias'. Após ser informado sobre a ilegalidade da posse de animais silvestres, ele optou por entregá-lo voluntariamente e assinou um termo de entrega", explica a PMAM.

"A onça foi levada à Secretaria de Meio Ambiente, onde passou por uma avaliação veterinária. O exame confirmou que se trata de um macho, com aproximadamente oito meses de idade, pesando cerca de 38 kg e com uma envergadura de 1,58 m. Devido ao longo período de convívio com humanos, o animal precisará passar por um processo de readaptação antes de ser reintroduzido à natureza", acrescenta.

Retorno


O bicho voltou para o lar onde era criado. Isso porque a cidade não tem estrutura para abrigar o filhote. Golias ficará na residência até ser resgatado pelo Ibama ou por outro órgão responsável.  Fora a multa, a guarda e posse de animais silvestres, sem a devida autorização, pode resultar em detenção de 6 meses a 1 ano. Isso porque as práticas são consideras criminosas, segundo a Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998).

 

Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page