top of page

Flórida: período de reprodução de jacarés deixa cidades em alerta

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 17 de abr.
  • 2 min de leitura

Estado norte-americano é lar de mais de 1 milhão de jacarés, que podem ficar mais agressivos nesta época

Mais de 1 milhão de jacarés vivem na Flórida - Foto: Reprodução
Mais de 1 milhão de jacarés vivem na Flórida - Foto: Reprodução

O período de reprodução de jacarés na Flórida, Estados Unidos, que começa em abril e segue até junho, deixa os moradores de muitas cidades em alerta para a necessidade de precaução ao circular próximo a lagos, rios e pântanos, especialmente em áreas conhecidas pela presença desses animais.


A Flórida é o lar de mais de 1 milhão de jacarés, e eles podem ser encontrados em todos os 67 condados. Então, as chances de você ver um jacaré por lá são muito altas.

De acordo com especialistas, este é o período de atenção, porque os jacarés-fêmeas guardam seus ninhos ferozmente, protegendo-os de predadores. E esse instinto protetor pode, às vezes, acabar em encontros perigosos.


E os machos, que disputam território com as fêmeas, também ficam mais agressivos.


Quando os jacarés atacam


Segundo afirmou Joe Wasilewski, especialista em vida selvagem do Centro de Pesquisa e Educação da cidade de Fort Lauderdale, da Universidade da Flórida, ao site local de notícias Wusf.org, os jacarés geralmente não mordem as pessoas por outras razões que não a comida.


A maioria dos ataques ocorre perto ou em áreas habitadas por jacarés, particularmente onde as pessoas costumam alimentar jacarés, o que é ilegal. Quando eles são alimentados, perdem o medo das pessoas e se tornam perigosos.


De acordo com números da Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida, desde 1948, foram registradas cerca de 490 mordidas de jacarés e 27 mortes no estado. Na última década, houve uma média de 8 mordidas não provocadas por ano.


Dicas de segurança


Sempre nesta época do ano, as autoridades da Flórida costumam alertar os moradores de cidades com grande incidência de jacarés sobre cuidados que devem ser tomados para se evitar acidentes.


Entre as dicas de segurança, estão supevisionar as crianças quando elas estão brincando ou perto da água; nadar apenas em áreas designadas e durante o dia, porque os jacarés são mais ativos entre o anoitecer e o amanhecer, e manter os animais longe das áreas que podem conter jacarés.


Também é importante nunca alimentar jacarés ou jogar restos de peixes na água.


E, se for mordido, a orientação é que a pessoa lute e forneça o máximo de ruído e resistência possível. Bater, chutá-lo ou cutucá-lo nos olhos pode fazer com que ele se afaste.

As mordidas, muitas vezes, levam a infecções graves, por isso é fundamental buscar atendimento médico imediatamente.


Fonte: Último Segundo

Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page