top of page

Governo impulsiona trilhas que valorizam turismo sustentável nas unidades de conservação

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 15 de jul.
  • 3 min de leitura

Articulação é promovida pela RedeTrilhas, política coordenada pelo MMA, em parceria com o MTur, ICMBio e a sociedade civil

Agência Gov | Via MMA
Agência Gov | Via MMA

No último mês de junho, o Rio de Janeiro foi eleito a melhor cidade do mundo para a realização de trilhas. O anúncio foi feito pela plataforma SportsShoes , que avaliou 180 destinos urbanos. O município liderou a lista com 334 trilhas registradas e alcançou a pontuação máxima de 100 pontos. No âmbito nacional, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), junto ao Ministério do Turismo, tem impulsionado o desenvolvimento dessa agenda para valorizar o turismo sustentável nas unidades de conservação (UCs).


A articulação é promovida pela Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas), política pública de governança coordenada pelo MMA, em parceria com o Ministério do Turismo, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o apoio de voluntários da sociedade civil.


A longo prazo, a iniciativa tem o objetivo de integrar as UCs com trilhas dentro de corredores vegetados para permitir o funcionamento de corredores ecológicos, utilizados, inclusive, pela fauna.  A política avança com base em três pilares: conservação ambiental, recreação em contato com a natureza e fortalecimento da economia local, demonstrando o potencial das trilhas como ferramenta multifuncional de desenvolvimento sustentável.

Um exemplo de atuação conjunta com a sociedade civil e o poder público é a Trilha Transcarioca, maior trilha urbana do Brasil, com mais de 180 km atravessando áreas protegidas no Rio de Janeiro. Iniciada por um movimento voluntário em 2013, a trilha foi institucionalizada em 2018 com a criação da Associação Trilha Transcarioca e hoje é referência em governança colaborativa, envolvendo adotantes, conselhos de mosaicos, voluntários e órgãos ambientais.


Para o diretor do Departamento de Áreas Protegidas da Secretaria de Biodiversidade do MMA, Pedro da Cunha e Menezes, o reconhecimento do Rio como destino de trilhas dialoga com o avanço da política pública brasileira.


“Esse reconhecimento internacional evidencia os resultados concretos do trabalho articulado entre o Ministério do Meio Ambiente, o ICMBio, os voluntários e autoridades locais - como a Prefeitura e o Estado do Rio de Janeiro - na consolidação da Rede Brasileira de Trilhas. Estamos construindo uma marca nacional sólida, Trilhas do Brasil, e colocando o país no mapa mundial do uso das trilhas como ferramenta de conservação da biodiversidade, lazer em contato com a natureza e geração de emprego e renda”, avalia.

Além do Rio, outra cidade brasileira também foi destaque: São Paulo, que figura na 14ª colocação, com 141 trilhas mapeadas, sendo uma delas o primeiro trecho da Trilha Nacional Transmantiqueira. O resultado reforça o potencial do país como referência em turismo sustentável, em sintonia com a agenda climática e ambiental coordenada pelo MMA.


RedeTrilhas


A RedeTrilhas também passa por um processo de revisão de sua governança com a participação de instituições públicas e privadas.


Atualmente, cerca de 200 trilhas estão sendo implementadas no país, somando mais de 41 mil quilômetros em todas as regiões e biomas. Somente na gestão do presidente Lula, 11 trilhas foram reconhecidas oficialmente pelo MMA e R$ 10 milhões investidos nessa ferramenta de conservação, que proporciona recreação de qualidade e, por meio do turismo sustentável, gera emprego e renda.


Em maio deste ano, o MMA lançou ainda a apostila Conectividade em foco: paisagens, planejamento de corredores ecológicos e trilhas de longo curso. A iniciativa compila conteúdos e discussões apresentados ao longo do Curso de Ecologia de Paisagens e Modelagem de Corredores Ecológicos, realizado em 2023, no âmbito do projeto Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – Pró-Espécies: Todos contra a extinção.






Opmerkingen


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page