Grupo +Unidos conta histórias de protagonismo local em documentário sobre a inclusão digital na Amazônia
- Solano Ferreira
- há 7 horas
- 2 min de leitura
A obra valoriza a perspectiva das próprias comunidades, evidenciando as conquistas e os desafios diante do acesso à tecnologia em terras amazônicas

O documentário “Rede Amazônia +Conectada”, idealizado pelo Grupo +Unidos em colaboração com a Microsoft e a Alcoa, será lançado no dia 29 de outubro, às 18h30, no auditório da UNIBES Cultural, em São Paulo. A produção mostra como a conectividade tem transformado comunidades da região amazônica, revelando histórias de jovens estudantes, mulheres empreendedoras e agricultores familiares, que tiveram suas rotinas impactadas pelo acesso gratuito à internet, entrega de equipamentos e capacitação em habilidades digitais e empreendedorismo.
O média-metragem, com duração de 25 minutos, registra de maneira sensível o cotidiano de moradores de Juruti (PA), município onde o programa já conectou 609 lares e impactou mais de 3.000 pessoas. O documentário vai além de estatísticas, trazendo vozes e rostos que traduzem como a inclusão digital pode impulsionar a geração de renda, fortalecer a agricultura familiar e abrir novas perspectivas de futuro.
O programa Rede Amazônia +Conectada nasceu para enfrentar a exclusão digital em áreas rurais da Amazônia. A iniciativa é viabilizada pelo apoio de empresas parceiras que contribuem com recursos financeiros, infraestrutura e formações voltadas à educação, à empregabilidade e empreendedorismo. A Alcoa, por meio da Alcoa Foundation, é uma das principais patrocinadoras do programa, garantindo a expansão das atividades por mais um ano. Também apoiam a iniciativa a Microsoft, por meio de cursos de tecnologia, inteligência artificial, e inclusão digital; a EBAC, que doou bolsas de estudo; a Conecta, com infraestrutura de conectividade; a TRW, com consultoria jurídica e J-Pal e Muva com pesquisas de impacto.
“A conectividade é muito mais do que acesso à internet. Ela abre caminhos para que a população local possa sonhar, empreender e transformar suas realidades. Este documentário é um convite para enxergarmos a Amazônia a partir das histórias de quem vive nela e a move todos os dias”, afirma Daniel Grynberg, diretor-executivo do Grupo +Unidos.
Além de retratar o impacto social e econômico da iniciativa, a obra reforça o papel das parcerias privadas e institucionais no fortalecimento de comunidades tradicionais em diálogo com a tecnologia, mostrando que a inclusão digital pode ser também uma poderosa ferramenta de cidadania e desenvolvimento sustentável.
Inscrições podem ser feitas por meio deste link: https://bit.ly/doc-RedeAmazonia






