top of page

IBGE traça retrato das áreas protegidas na Amazônia Legal

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura

Novo levantamento revela desigualdades em saneamento e educação em Terras Indígenas, Quilombolas e Unidades de Conservação

A publicação trouxe dados sobre saneamento básico, taxa de alfabetização e perfil por sexo e idade dos moradores das áreas protegidas - Foto: Acervo IBGE
A publicação trouxe dados sobre saneamento básico, taxa de alfabetização e perfil por sexo e idade dos moradores das áreas protegidas - Foto: Acervo IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou nesta terça-feira (12), durante a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), a publicação Áreas Protegidas na Amazônia Legal: Um retrato ambiental e estatístico. O estudo apresenta um panorama inédito sobre as condições de vida e o perfil socioambiental das populações que habitam Terras Indígenas, Territórios Quilombolas e Unidades de Conservação na região.


A publicação reúne dados do Censo 2022 e faz um recorte específico da Amazônia Legal, revelando importantes contrastes em relação à média nacional. Entre os principais resultados, o levantamento mostra que o acesso a saneamento básico é precário para a maioria dos moradores dessas áreas.


Segundo o IBGE, 98,04% dos habitantes de Terras Indígenas, 96,90% dos Territórios Quilombolas e 75,19% das Unidades de Conservação convivem com algum tipo de precariedade no abastecimento de água, coleta de lixo ou esgotamento sanitário. No país como um todo, esse índice é de 27,28%.


A desigualdade também aparece nos dados de educação. Enquanto a taxa nacional de analfabetismo era de 7,00% em 2022, nas áreas protegidas da Amazônia Legal o índice chega a ser mais que três vezes maior: 22,74% em Terras Indígenas, 17,87% em Territórios Quilombolas e 12,92% em Unidades de Conservação.


Os dados populacionais do Censo também foram detalhados. As Terras Indígenas da Amazônia Legal eram habitadas por 428.105 pessoas, das quais 94,29% (403.679) se autodeclararam indígenas e 5,71% (24.426), não indígenas. Já os Territórios Quilombolas reuniam 91.784 moradores, sendo 88,51% (81.234) quilombolas e 11,49% (10.550) não quilombolas. Nas Unidades de Conservação, o IBGE identificou 2.269.009 habitantes em 2022.


A publicação destaca ainda que a Amazônia Legal concentra 84,11% da população brasileira que vive em Reservas Extrativistas, Reservas de Desenvolvimento Sustentável e Florestas Nacionais, Estaduais ou Municipais — áreas que preveem a presença de povos e comunidades tradicionais em seus territórios.


Com o levantamento, o IBGE reforça a importância de integrar informações socioeconômicas e ambientais para subsidiar políticas públicas voltadas à redução das desigualdades e à valorização das populações tradicionais na Amazônia.

Comentários


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page