top of page

Incêndio na Serra da Moeda (MG): especialistas comentam as causas e apontam a necessidade de políticas públicas para combater ações criminosas

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 10 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Foto: Internet

Serra da Moeda
O caso é mais um exemplo das queimadas ilegais que atingem todo o país e fazem com que a fumaça percorra regiões inteiras.

Um incêndio de grandes proporções destrói a Serra da Moeda, na Região Central de Minas Gerais, na terça-feira (8). Há relatos de que o fogo se iniciou no domingo (6) e que os focos se intensificaram na segunda-feira (7).

 

Moradores do Condomínio Santuário estão preocupados com as chamas, que estão mais internamente na serra, mas que também se encaminham para a margem da BR-040.

 

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) informou que, até o dia 30 de setembro deste ano, 2.902,81 hectares foram queimados: 894,21 na parte interna e 2.030,5 no entorno do Monumento Natural Estadual da Serra da Moeda.

 

O caso é mais um exemplo das queimadas ilegais que atingem todo o país e fazem com que a fumaça percorra regiões inteiras.

 

Yuri Salmona, diretor-executivo do Instituto Cerrados, destaca os efeitos devastadores das queimadas na biodiversidade, nas comunidades locais e também na saúde humana. “Não estamos na época de incêndios naturais, ou seja, os que estão acontecendo agora são provocados pela ação humana e têm consequências desastrosas nos biomas, que não conseguem se recuperar. É imprescindível que o combate ao fogo seja levado mais a sério”, diz.

 

Marcos Woortmann, diretor-adjunto do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), reforça a necessidade de políticas públicas de combate aos crimes ambientais. “Falamos muito da Amazônia, mas a verdade é que também o Pantanal, o Cerrado e todo o Brasil estão vulneráveis ao crime ambiental das queimadas, com consequências severas para o futuro. Em época de eleições municipais, é fundamental que as mudanças climáticas e a proteção ao meio ambiente sejam pautadas eleitoralmente nas cidades, pois todos nós, independente de preferências partidárias, vivemos as consequências da degradação ambiental”, diz.

 
 
 

Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page