O Onçafari é uma Organização Não Governamental que tem como missão conservar a biodiversidade brasileira através da proteção de áreas naturais e do apoio ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais. Desde a sua fundação, em 2011, o Pantanal é o principal bioma de operação da ONG, onde há o monitoramento de fauna silvestre, o desenvolvimento de pesquisas científicas e, principalmente, o ecoturismo focado no avistamento de onças-pintadas.
Os recentes incêndios devastadores no Pantanal, que já vitimaram muitos animais, atingiram as 4 bases de atuação da ONG no bioma, em suas porções norte e sul, destruindo equipamentos de monitoramento e recintos de reintrodução de animais silvestres.
Para enfrentar o momento mais desafiador da organização e recuperar o que foi perdido nos incêndios, o Onçafari criou a campanha "Recupera Pantanal", que tem como meta arrecadar R$2,5 milhões de reais, que serão alocados na resposta emergencial aos incêndios, com a manutenção das equipes de brigadistas no combate ao fogo, construção de poços de água, suplementação de alimentos, aquisição de novos equipamentos e cuidados veterinários aos animais sobreviventes.
As doações para a campanha podem ser feitas no site www.recuperapantanal.com.br ou através do Pix Onçafari: 24.030.384/0001-53. Para doadores internacionais, o caminho é o Link , com pagamento via cartão de crédito. Para cidadãos estadunidenses que optem por doar com possibilidade de dedução fiscal, o site é o www.brazilfoundation.org/en/oncafari .
"Nosso objetivo com a campanha Recupera Pantanal é ampliar as doações de empresas. Hoje, a maior parte das doações para manutenção do nosso trabalho é de pessoas físicas. Agora, com a necessidade de mais recursos para reconstruir as bases atingidas pelo fogo no Pantanal e para tratamento dos animais, precisamos ampliar ainda mais os recursos recebidos por doações", afirma Mario Haberfeld, CEO e fundador do Onçafari.
Entre janeiro e julho de 2024, o fogo já queimou aproximadamente 2,6 milhões de hectares no Pantanal, incluindo reservas geridas pelo Onçafari. Um exemplo é a Reserva Santa Sofia, que em sete dias teve mais de 65% de sua área consumida pelo fogo, um equivalente a 35 mil hectares.
ANIMAIS RESGATADOS
Em 4 de agosto, enquanto transportavam uma onça-pintada que foi salva sem ferimentos, a equipe do Onçafari avistou uma anta filhote, à época com seis meses de idade, que havia encontrado um local com umidade após o fogo consumir o entorno. Aguardaram por cerca de duas horas antes de tentar o resgate, para entender se o animal estava sozinho na área, e depois de identificar que sim, se aproximaram e constataram que estava desidratada e com as quatro patas lesionadas. Apelidado de Melancia, o filhote está recebendo diversos tratamentos, dentre eles o transplante de pele de tilápia, que ajuda na recuperação do tecido queimado.
Outro caso é o de Itapira, onça-pintada monitorada pelo Onçafari desde o nascimento, há um ano e meio. O animal é filhote de Isa, irmã da Fera, indivíduos que também são acompanhados pela ONG há um longo período, e foi encontrada em uma busca após um incêndio apresentando comportamento fora do comum, quase sem reação. Após algumas tentativas de provocar movimento, a equipe de profissionais qualificados no tratamento de animais aplicou sedativos transportou Itapira para a base do Onçafari para exames. Itapira tinha queimaduras de segundo grau nas quatro patas e ferimentos graves, desidratação, anemia e sinais de infecção, e não se alimentava há cinco dias. A onça recebeu tratamento e cuidados específicos para queimaduras. O organismo respondeu bem e o tratamento caminha positivamente, a expectativa é que ela retorne ao Pantanal em um bom estado de saúde.
SOBRE O ONÇAFARI
O Onçafari é uma Organização Não Governamental que tem como missão conservar a biodiversidade brasileira através da proteção de áreas naturais e do apoio ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais. Trabalhamos pela preservação da biodiversidade em 4 biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica com oito frentes de atuação: Ecoturismo, Ciência, Educação, Reintrodução, Social, Florestas, Anti-incêndio e Advocacy.
Comments