top of page

"Meu legado vai ser deixar mais de mil mudas plantadas para aqueles que vieram"

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 7 de fev.
  • 2 min de leitura

Osvaldo e Jocilene vivem há quatro anos em seu sítio em Alto Paraguai, município do oeste mato-grossense, onde produzem hortaliças, ovos e mudas de espécies nativas e frutíferas. 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Entre as nascentes do Rio Paraguai e fazendas produtoras de grãos e criadoras de gado, o casal vem abrindo novos caminhos por meio da geração sustentável de renda e da recuperação da vegetação nativa e nascentes da região.


"Eu tenho que deixar um legado, né? O meu legado vai ser deixar mais de mil mudas plantadas, não só para mim, mas para aqueles que vieram. Porque quando a gente chegou aqui, já achamos pronto. Então, vamos deixar para quem vai ficar também", diz Osvaldo.


A vontade de produzir de uma forma diferente, sem desmatamentos e respeitando os processos naturais de cada planta, conta Osvaldo, primeiro teve que superar os hábitos locais. Com um histórico em atividades de pecuária e garimpo, Alto Paraguai tem pouca oferta dos produtos essenciais para a produção em pequena escala, como mudas, adubos e sementes.


"É muito difícil o pequeno produtor ter apoio. Antes era difícil até para você conseguir mudas. Você ia nos viveiros e, além de quase não ter as mudas, era um absurdo de caro. Chegamos a pagar 25 reais em uma muda de limão que você tinha que fazer o pedido e esperar o cara fazer o enxerto para nos mandar"


Hoje o sítio do casal conta com uma área preservada, além de sistemas agroflorestais que unem espécies frutíferas e espécies nativas, criando um modelo lucrativo e sustentável de produção em pequena escala.


"Hoje a gente tem laranja, ponkan, limão, banana, cupuaçu, aroeira, cambará, ipês rosa, roxo e branco, cedro, acerola, pequi, caju, jatobá. É muita muda. A gente fica até perdido, mas tá tudo dando certo".


Ainda assim, apesar de viverem a poucos quilômetros das nascentes do Rio Paraguai, um dos rios mais extensos do mundo e principal abastecedor do Paraná, Jocilene comenta que a falta de água ainda é a principal dificuldade do casal. No começo do plantio, com as mudas precisando de água e o custo elevadíssimo dos poços, se uniram para garantir a sobrevivência de suas novas plantas.


"Como era período seco, quando as mudas chegaram, a gente ia com o regador molhando. Tinha vezes que a gente ficava até à noite, mas eu falava: 'não vamos perder, não, nós vamos conseguir!' E graças a Deus, conseguimos, não tivemos perdas de nenhuma muda".

Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page