top of page

Ministério das Cidades recebe opinião popular para enfrentar mudanças climáticas

Brasília (DF), 13 de março de 2025 - Está aberta a consulta pública sobre o Plano Clima Adaptação - Cidades, um dos eixos do Plano Nacional sobre Mudança do Clima. A iniciativa é do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM) e a coordenação do plano para as cidades é da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano. O documento está disponível na plataforma Brasil Participativo, e qualquer pessoa interessada pode contribuir entre os dias 10 de março e 25 de abril. 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

"Precisamos cada vez mais de elementos para entender como as cidades podem enfrentar as consequências das mudanças climáticas. Com a mudança do clima e a presença de eventos climáticos cada vez mais extremos, como secas, ondas de calor, avanço do mar e tempestades, precisamos refletir como podemos melhorar nossa atuação. A participação de quem vive os problemas no dia a dia é muito importante", disse o secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Tomé Júnior. 


"A mudança do clima é uma realidade, e seus impactos tendem a se intensificar, afetando principalmente a população mais vulnerável. Isso demanda ações urgentes, planejadas e intencionais para a adaptação, tanto para proteger a população como para dar mais eficácia aos investimentos em infraestrutura e serviços urbanos neste novo cenário", completou Tomé. 


O objetivo do Plano Clima Adaptação - Cidades é orientar as políticas nacionais para a adaptação climática das cidades brasileiras até 2035. Para adaptar as cidades à mudança do clima, é necessário ajustar as áreas urbanas, rurais e naturais próximas às condições climáticas atuais e futuras.

 

コメント


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page