Nasce o primeiro filhote de Muriqui do Norte na temporada reprodutiva de 2025 - animal é o maior primata das Américas e está criticamente ameaçado
- Solano Ferreira
- 27 de jun.
- 2 min de leitura
A Fundação Biodiversitas e a Associação dos Amigos do Meio Ambiente - AMA, celebram um marco na preservação da biodiversidade: o registro do primeiro filhote de Muriqui do Norte nascido na temporada reprodutiva de 2025, na Mata do Sossego, localizada em Simonésia, Minas Gerais.
O muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus) é o maior primata das Américas, listado como criticamente ameaçado pela União Internacional para Conservação da natureza (IUCN ), devido à perda de habitat e fragmentação florestal. "A chegada do filhote reforça o impacto positivo das ações conduzidas pela Fundação Biodiversitas, no Complexo de RPPNs da Mata do Sossego e a RPPN Sossego do Muriqui, gerida pela AMA, ambas comprometidas com a proteção da espécie. O registro desse filhote não é apenas um dado científico, mas uma mensagem de esperança para todos que acreditam na importância da preservação ambiental.", afirma o superintendente da Fundação Biodiversitas, Jorge Velloso.
A Fundação Biodiversitas criou e mantém as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) - Mata do Sossego, que está localizada em área limítrofe à RPPN Sossego do Muriqui, administrada pela AMA. "Cada novo nascimento representa um avanço na luta pela preservação da espécie e reafirma a importância da manutenção das áreas protegidas e do fortalecimento de parcerias estratégicas", destaca Velloso que complementa: "a Biodiversitas segue firme em sua missão de preservação de espécies ameaçadas e proteção dos biomas brasileiros. Isso somente é possível, graças ao apoio de parceiros institucionais comprometidos com a manutenção da biodiversidade brasileira, por entenderem que preservar a natureza e cuidar das pessoas, são faces da mesma moeda".
Seguindo nesse papel, a Biodiversitas promove dias 22 e 23 de julho, a sétima edição do Congresso Brasileiro de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Desta vez, o evento ocorre em Belo Horizonte-MG. Mais informações aqui.
O pesquisador e gerente da RPPN Sossego do Muriqui, Théo Anderson, realizou o primeiro registro fotográfico da temporada reprodutiva de um filhote de muriqui-do-norte em 2025, um momento especial para a conservação da espécie. Estima-se que o filhote tenha entre um e dois meses de vida, constatando que a efetividade dos esforços de conservação estão gerando resultados concretos.
Esse resultado é fruto do trabalho conjunto entre instituições com atuação estratégica e complementar: o monitoramento científico é conduzido pelo Muriqui Instituto de Biodiversidade-MIB, que fornece dados sobre saúde, comportamento e reprodução dos primatas; a gestão territorial e a implementação de ações de proteção cabem à Fundação Biodiversitas, responsável pela RPPN Mata do Sossego, e à Associação dos Amigos do Meio Ambiente (AMA), à frente da RPPN Sossego do Muriqui; o suporte institucional da Seguros Unimed viabilizando o fortalecimento das ações no campo, reforçando a interface entre conservação e bem-estar coletivo; e a Prefeitura Municipal de Simonésia é parceira permanente nas agendas locais de preservação, ordenamento e valorização da biodiversidade.

Commentaires