top of page

Periquito-cara-suja volta à Caatinga após 114 anos: ameaçado de extinção

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 20 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Foto: Divulgação

Periquito-cara-suja volta à Caatinga após 114 anos: ameaçado de extinção
Periquito-cara-suja volta à Caatinga após 114 anos: ameaçado de extinção

Após mais de um século sem registros na Caatinga, o periquito-cara-suja (Pyrrhura griseipectus) finalmente voltou ao seu habitat natural. O retorno é um marco histórico na luta pela conservação da biodiversidade brasileira.


Na madrugada da última quinta-feira (12), 18 bichinhos da espécie foram reintroduzidos na Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), entre Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI).


A reintrodução foi possível graças ao projeto Refaunar Arvorar e vai trazer alguns benefícios para a região. “A reintrodução do periquito-cara-suja pode gerar diversos impactos positivos, como incentivar a conservação no entorno da reserva, fomentar o turismo ecológico e abrir caminho para reintrodução de outras espécies no futuro”, contou Fábio Nunes, biólogo da Aquasis.


O retorno do periquito


As aves foram soltas depois de cinco meses em recintos na reserva para se acostumarem ao habitat natural.


Segundo os pesquisadores, esse período é importante para que os bichinhos se familiarizem com o novo ambiente, fortaleçam os laços familiares e aumentem as chances de sobrevivência na natureza.


Foi usado um treinamento com caixas-ninho e comedouros. Tudo isso pensando no melhor cenário possível para essas fofuras.


Além dos 18 já soltos, três novos periquitos, resgatados pelo IBAMA, serão integrados ao grupo inicial em breve.


Apoio da comunidade


A reintrodução dos pássaros na Reserva Natural Serra das Almas contou com o apoio de 40 comunidades locais. Juntas, elas formaram um círculo de proteção ao redor da floresta.

“Para receber os periquitos, a Serra das Almas passou por adaptações, como a construção de um viveiro de aclimatação de 6m x 8m, onde os animais foram preparados para a soltura. Além disso, a equipe de guarda-parques foi capacitada pelos técnicos do Projeto Cara Suja para realizar o cuidado e o monitoramento das aves transferidas”, disse Kelly Cristina, coordenadora de comunicação da Associação Caatinga.


A Reserva é reconhecida pela Unesco como o primeiro Posto Avançado da Biosfera no Ceará, tem mais de 6 mil hectares de vegetação preservada e conta com diversas espécies ameaçadas de extinção.


Conscientização para conservar


A ação faz parte do plano de conservação do Parque Arvorar, inaugurado recentemente.


A função do parque é promover a educação ambiental e atividades que possam conectar, cada vez mais, pessoas à natureza. Assim, é possível reforçar a importância da preservação.


“Nosso objetivo é que o visitante venha até o parque e seja impactado de alguma forma, queremos que ele conheça mais sobre a nossa biodiversidade para que ele possa ajudar a conservá-la. Por isso nos preocupamos em proporcionar uma experiência imersiva de conexão com a natureza”, explicou Leanne Peixoto, gerente do Arvorar.


Fonte: Só Notícia Boa

Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page