top of page

Plataforma que integra estados na prevenção de desastres chega a todo o país

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 24 de jun.
  • 3 min de leitura

Capacitações promovidas pelo Governo Federal permitiram que agentes estejam habilitados a utilizar a Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap)

Agência Gov | Via Ministério da Integração
Agência Gov | Via Ministério da Integração

Pela primeira vez desde a criação da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), todos os estados brasileiros estão operando a ferramenta, que permite o envio de mensagens de emergência à população por diferentes canais, como SMS, WhatsApp, Telegram, Google, TV por assinatura e o mais recente, o Defesa Civil Alerta.


A marca histórica é resultado direto das capacitações promovidas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), desde agosto de 2024, em todo o país.


Ao todo, já são cerca de 1.200 agentes certificados para operar a plataforma. Estados que ainda não utilizavam sequer o envio de mensagens por SMS ou WhatsApp, agora estão plenamente integrados ao sistema. 


“Com a ampliação do uso da Idap, conseguimos chegar a um número maior de pessoas com informações confiáveis e em tempo real. Essa é uma conquista coletiva, fruto de muito trabalho em capacitação e articulação com estados e municípios”, destaca o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun. ]

Segundo ele, "a comunicação de risco precisa ser rápida, acessível e eficaz, e a Idap é uma ferramenta que potencializa essa missão". A Idap fortalece a comunicação de risco no país, considerada um pilar fundamental da política de proteção e defesa civil. Além de ser um meio eficaz de prevenção, ela contribui diretamente para salvar vidas.


Segundo o secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco, Clóvis Fernandes Dias Ramalho, o estado passou a integrar plenamente a Idap após capacitação promovida pelo MIDR.


“Em abril de 2025, a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco recebeu a equipe de capacitação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil Nacional (Cenad), com o objetivo de habilitar os agentes para o uso da ferramenta Defesa Civil Alerta. Após a capacitação e o cadastramento de 18 agentes estaduais, verificamos a necessidade de ampliar a divulgação por meio da Idap”, afirmou Ramalho. 


“Apenas 19 municípios em Pernambuco faziam o envio regular de alertas. Desde 18 de maio, passamos a enviar mensagens a todos os demais municípios do estado. E, com a nacionalização da ferramenta, a partir de 18 de junho, ampliamos significativamente a capacidade de comunicação de risco com a população. Essa comunicação é fundamental para garantir a segurança e estimular medidas de autoproteção”, completou.


O que é a Idap?


A Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap) é uma plataforma do MIDR, operada por meio da Sedec, que permite o envio estruturado de mensagens de risco para a população. A ferramenta reúne e organiza informações e permite que os alertas cheguem por diversos canais, como:


  • SMS: basta enviar o CEP para 40199. O serviço é gratuito.

  • Telegram: por meio de chatbot da Defesa Civil Nacional.

  • Google: alertas são exibidos ao buscar temas de desastres ou navegar em áreas de risco no Google Maps.

  • TV por assinatura: mensagens são exibidas diretamente na tela em situações de risco alto.

  • WhatsApp: para se cadastrar, basta interagir com o número (61) 2034-4611 ou acessar este link .


Atualmente, mais de 180 instituições e 600 usuários entre estados e municípios estavam cadastrados e capacitados. Com as novas capacitações, esse número dobrou e a ferramenta passou a ser operada por cerca de 1.200 agentes em todo o território nacional. A plataforma segue em constante evolução, com novas funcionalidades sendo integradas gradualmente para ampliar o alcance e a efetividade dos alertas.


Segundo o o coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Cenad, Tiago Schnorr, a Idap é um recurso complementar às ações locais, mas essencial para alcançar um público maior. “Ela não substitui as redes sociais ou mídias locais utilizadas por estados e municípios, mas é um poderoso reforço para garantir que as mensagens cheguem com agilidade e precisão”, afirma.


Agência Gov



Comentários


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page