top of page

Problemas urbanos podem estar ligados à falta de árvores nas cidades

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • há 6 horas
  • 1 min de leitura

Rondônia tem uma das menores taxas de arborização do país

 

ree

Um levantamento feito por satélite pela rede de pesquisa ambiental MapBiomas revela um cenário preocupante sobre a arborização urbana no Brasil. Segundo o estudo, apenas 6,9% da área urbana nacional é coberta por vegetação.

 

Os números se tornam ainda mais alarmantes quando analisados por estado. Rondônia, por exemplo, apresenta apenas 3,1% de cobertura vegetal urbana, ficando entre os piores índices do país, ao lado de Amapá (2,6%) e Roraima (3%).

 

Por incrível que pareça, os estados com menores índices de arborização estão justamente na região amazônica, conhecida mundialmente por sua imensa floresta e riqueza natural.

 

Dos quase 5,6 mil municípios brasileiros, cerca de 1,2 mil têm menos de 1% de cobertura verde, e outros 350 não possuem área arborizada alguma.

 

A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda que ao menos 30% de cada bairro seja coberto pela copa das árvores, o que significa que a maioria das cidades brasileiras está muito longe do ideal.

 

De acordo com especialistas ouvidos pela Agência Senado, a solução passa pela criação de uma política pública nacional de arborização urbana, com metas claras, incentivos aos municípios e recursos financeiros para ampliar e cuidar das áreas verdes.

 

Eles alertam que a falta de árvores nas cidades agrava problemas como o calor excessivo, enchentes, poluição e baixa qualidade do ar, afetando diretamente a saúde e o bem-estar da população urbana.

Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page