Por meio do Projeto Recicla Praia Grande, no dia 27 de abril a comunidade de Praia Grande se reuniu em um Mutirão de Limpeza na Praia, realizado em parceria pela ONG Espaço Urbano e a ONG Formiguinhas da Praia. Durante a ação, cerca de 150 voluntários se uniram em um esforço conjunto para limpar a orla da Praia Grande, no Canto do Forte, transformando-a em um ambiente mais limpo e seguro para todos. O Recicla Praia Grande é um projeto realizado pela ONG Espaço Urbano, patrocinado pelo Movimento Plástico Transforma e Rede Pela Circularidade do Plástico, apoiado pela Prefeitura de Praia Grande, pela Lei Complementar N° 968 que instituiu o "Loja Recicla PG".
Foto: Divulgação
Além da ação de limpeza, o mutirão implantou a metodologia Recicla Praia Grande, por meio da inserção de um ponto de coleta de recicláveis plásticos domésticos, onde os participantes foram incentivados a levar seus resíduos, secos e higienizados, para os pontos de coleta na praia. Em troca de sua contribuição, concorreram a um Eco Kit de Produtos Sustentáveis, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e incentivando práticas mais ecológicas no dia a dia. A campanha "Seu Reciclável Vale um iPhone" também esteve presente na ação, promovendo a troca em dobro, com a entrega de 40 unidades de embalagens plásticas para ter a chance de ganhar um iPhone 15. Ao todo, foram recolhidos 35 quilos de micro resíduos da faixa de areia e 2,5 quilos de recicláveis plásticos, secos e higienizados, para a troca na campanha de gamificação.
Para promover a educação ambiental para todas as idades, o Mutirão de Limpeza recebeu a Escola Bartolomeu Campos de Queiroz, da cidade de São Paulo. Esta visita proporcionou uma experiência educacional única para as crianças, muitas das quais nunca haviam visitado a praia antes.
Mantendo a perenidade da ação, o Recicla Praia Grande anunciou a inauguração do primeiro Espaço Eco Troca de Praia Grande, para atender mais de 400 famílias envolvidas na ONG Formiguinhas da Praia. O Espaço Eco Troca viabiliza a troca de recicláveis plásticos por diversos itens. Por meio da Moeda Humanitária, iniciativa reconhecida como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, os moradores podem trocar seus recicláveis plásticos, secos e higienizados, por uma variedade de itens sustentáveis, promovendo não apenas a coleta seletiva, mas também o consumo consciente e a economia circular. A iniciativa visa a impactar mais de 2.000 pessoas em apenas um bairro.
"Para nós do projeto Recicla Praia Grande essa atuação é mais uma comprovação de que é a partir da mobilização social engajamento que mudaremos a cultura de todos em relação aos resíduos sólidos. Durante o mutirão, não apenas removemos os resíduos da praia, mas também construímos a conscientização sobre a importância da correta destinação, com a gamificação e a valorização deste material. E esse movimento pode ganhar ainda mais força a partir do envolvimento de outros atores sociais influentes da Praia Grande, para juntos fazermos a diferença nesta cidade", reforçou Juliana Danezi, Coordenadora de Projetos na ONG Espaço Urbano.
Comments