top of page

QUATRO DÉCADAS: Área desmatada no Brasil é maior do que a Bolívia inteira

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 13 de ago.
  • 1 min de leitura

Embora algumas áreas de pastagem em florestas estejam se regenerando, o avanço da agropecuária ultrapassa essa recuperação

 

Agência Gov
Agência Gov

De acordo com um estudo do MapBiomas, o Brasil perdeu 2,9 milhões de hectares de áreas naturais anualmente nos últimos 40 anos, resultando em um total de 111,7 milhões de hectares desmatados. Essa área é maior do que a da Bolívia, e a agropecuária é o principal responsável por esse desmatamento.

 

Embora tenha havido uma perda considerável, 65% do território brasileiro ainda é coberto por vegetação nativa. Os estados do Amapá, Amazonas e Roraima possuem as maiores proporções de áreas naturais.

 

O crescimento da agropecuária, principalmente da pecuária e da agricultura, levou ao aumento do desmatamento, com um crescimento significativo das áreas de pastagem e cultivo, especialmente na Amazônia. Nesse bioma, a perda de áreas naturais atingiu 52,1 milhões de hectares.

 

Biomas como Cerrado, Pantanal, Caatinga e Mata Atlântica também enfrentaram reduções consideráveis na vegetação nativa, sendo a crise hídrica no Pantanal, ligada ao desmatamento no Cerrado, um dos principais problemas.

 

Embora algumas áreas de pastagem em florestas estejam se regenerando, o avanço da agropecuária ultrapassa essa recuperação. O Brasil se destaca como um importante produtor e exportador de produtos agrícolas, como soja, café e carne bovina.

 

__________________

Fonte: Um Só Planeta.

 

Comentários


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page