top of page
Foto do escritorSolano Ferreira

Rede +Mulheres: empreendedorismo feminino na Amazônia para transformar vidas e comunidades

No próximo dia 19 de novembro, o Grupo +Unidos comemora o Dia do Empreendedorismo Feminino destacando o programa Rede +Mulheres, uma iniciativa criada para fortalecer o protagonismo das mulheres empreendedoras da Amazônia. Lançado em outubro em Juruti (PA), o projeto visa capacitar mulheres para desenvolver habilidades de gestão, liderança e inovação, incentivando o crescimento de negócios locais e promovendo a autonomia financeira. A iniciativa conta com formações e mentorias especialmente projetadas para atender às necessidades de quem deseja empreender ou aprimorar negócios existentes, fortalecendo uma rede de apoio e colaboração entre os participantes.


A história de Sirlene Melo, 38 anos, moradora de Castanhal em Juruti, é um exemplo inspirador de como o acesso ao conhecimento e à tecnologia pode transformar vidas. Sirlene iniciou uma trajetória empreendedora com o artesanato em crochê e, ao longo de sua participação no programa Rede Amazônia +Conectada e agora no Rede +Mulheres, viu a oportunidade de expandir suas atividades para a revenda de produtos veterinários, atendendo a uma demanda de sua comunidade. Hoje, ela se destaca como uma liderança local, mostrando como o acesso ao conhecimento digital pode abrir portas e contribuir para a transformação econômica e social de sua região.


“O Rede +Mulheres é mais do que um projeto de capacitação. É uma oportunidade para que essas mulheres se tornem protagonistas em suas comunidades, impactando não apenas suas próprias vidas, mas também o cenário econômico e social ao seu redor”, destaca Daniel Grynberg, diretor executivo do Grupo +Unidos. Ele ressalta que iniciativas como esta fortalecem o papel das mulheres na Amazônia e criam um ciclo de desenvolvimento sustentável na região.


Com mais de 50 mulheres já inscritas, o Rede +Mulheres conta com o apoio de parcerias estratégicas e busca impactar as famílias e as comunidades de cada participante, criando uma rede de colaboração que transcende os negócios. A história de Sirlene exemplifica o impacto transformador do projeto: a inclusão digital e o acesso à capacitação empresarial permitiram que ela expandisse seu mercado e inspirasse outras mulheres de sua comunidade a fazer o mesmo.


O Grupo +Unidos acredita que o empreendedorismo feminino é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento regional e para a redução das desigualdades de gênero. “Quando investimos nas mulheres da Amazônia, estamos investindo no futuro da região e em comunidades mais fortes e resilientes, reforçando o compromisso do grupo em construir um futuro onde as mulheres amazônicas ocupem um espaço central no desenvolvimento econômico local”, finaliza Daniel.


Outros cases de sucesso do Rede +Mulheres


Isonara Figueiredo, empreendedora de Juruti (PA), trabalha com a venda de utensílios domésticos, calçados e confecções, gerando renda para sua família e incentivando outras mulheres da comunidade a empreenderem.


Silene Castro, empreendedora de Juruti (PA), que trabalha com a venda de doces e salgados pela internet. “O acesso à internet gerado pelo programa, facilitou muito as minhas vendas e hoje recebo muitas encomendas, curtidas e comentários sobre os meus produtos”, conta.


Rede +Mulheres
Pontos de crochê - Foto: Internet

2 visualizações0 comentário

Komentáre


bottom of page