top of page

Revista Francesa Le Monde destaca trabalho do MST no Pará

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 31 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Uma longa reportagem, cujos autores aterrizaram em terras paraenses para um período na região sudeste do Pará, onde conheceram de perto a história dos conflitos fundiários do estado e seus personagens, entre estes, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra- o MST, ganhou destaque na última semana nas páginas da revista francesa Le Monde, uma das mais lidas do mundo.

Foto: Comunicação/MST

MST no Pará
Vista aérea do acampamento “Terra e Liberdade”, situado no município de Parauapebas, sudeste do Pará

Os jornalistas estiveram no acampamento Terra e Liberdade, em Parauapebas, na região sudeste do Pará, e assim o descrevem: “um dos maiores acampamentos construídos pelo MST. É uma verdadeira cidade, um labirinto de barracos e ruelas lamacentas que surgiu no final de 2023 com um único objetivo: o direito desses camponeses de cultivar uma enorme fazenda próxima, abandonada pelos latifundiários”.


Com cerca de quinze mil pessoas, o Terra e Liberdade surgiu no final de 2023 com o objetivo de assentar famílias necessitadas em terras improdutivas do município de Parauapebas. Essas centenas de famílias pobres vêm de todas as partes do país em busca de terra para plantar e tirar os seus sustentos através da prática da agricultura familiar, uma das atividades apontadas por cientistas como potenciais agentes de freio do aquecimento global.


Organização e resistência à violência

De sua experiência no Terra e Liberdade, a equipe de reportagem faz questão de destacar a capacidade de organização do MST. “Terra e Liberdade tem o seu próprio regulamento interno. O campo tem cozinhas comunitárias, uma escola, um jornal, um posto de saúde e até uma ambulância. A seção de cultura organiza ocasionalmente sessões de cinema e aulas de Zumba”, diz a matéria.


O Le Monde refere-se ainda ao MST como “a maior organização militante da América Latina”, citando-o como uma das vítimas dos conflitos fundiários intensos na região amazônica. A equipe francesa esteve no monumento em memória do Massacre de Eldorado dos Carajás, na curva do S, município de Eldorado dos Carajás. Segundo o veículo, o monumento encontra-se abandonado, ilustrando uma memória que parece viver sob a égide do silêncio. “Em face dos mortos, diz-se que há dos tipos de silêncio: o do respeito e o do esquecimento. Em Eldorado do Carajás, na Amazônia brasileira, é difícil saber qual predomina”, diz o texto do jornalista Bruno Meuerfeld.


A revista francesa compara ainda os conflitos fundiários da Amazônia com a guerra. “Um conflito, com suas batalhas, seus soldados em armas e suas vítimas civis – quase mil e quinhentas em quatro décadas”, diz a reportagem.




Por Ju Abe

Publicado em Ponto de Pauta

Comentários


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page