top of page

Sementes no cocô de antas germinam mais rápido e recuperam floresta degradada

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 3 de jul.
  • 2 min de leitura

Anta sul-americana em seu habitat natural; a espécie é importante para a regeneração de florestas - Foto: vladimircech / Freepik

Sementes ingeridas por antas podem germinar mais rapidamente do que aquelas que caem diretamente das árvores, aponta um estudo publicado nesta sexta‑feira (27) na revista Acta Amazonica. Conduzida por pesquisadores do Programa de Pós‑graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Univates (Universidade do Vale do Taquari) e do Instituto de Geociências da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a pesquisa reforça o papel desse mamífero como aliado natural na recuperação de florestas degradadas.


Entre janeiro de 2021 e dezembro de 2022, a bióloga Lucirene Pinto coletou fezes de antas em 140 latrinas numa área de preservação permanente no entorno de uma usina hidrelétrica, na transição Amazônia–Cerrado, em Mato Grosso. Em 88% dessas amostras havia sementes.


No laboratório, os cientistas testaram 100 sementes por tratamento para cada uma das seis espécies nativas analisadas: Spondias mombin (cajá‑da‑mata), Terminalia corrugata (mirindibá‑do‑cerrado), Enterolobium schomburgkii (angelim‑favela), Samanea tubulosa (sete‑cascas), Psidium sp. (goiabinha‑do‑mato) e Genipa americana (jenipapo).


Os resultados mostraram que a passagem pelo trato digestivo das antas elevou a taxa média de germinação para cerca de 60%, chegando a 89% em algumas espécies. Além disso, em pelo menos três delas, as sementes defecadas brotaram até duas vezes mais rápido que o controle: a goiabinha‑do‑mato germinou em 15 dias (contra 38 dias) e o jenipapo, em 17 dias (contra 40 dias). Em quatro das seis espécies, porém, um tratamento de escarificação manual — fricção das sementes para imitar a abrasão no intestino — produziu resultados ainda melhores, reduzindo o tempo de brotação para 22 dias em Terminalia corrugata e para cerca de 40 dias em Spondias mombin.


“Nas antas, as sementes são expostas a tratamentos: um químico, com microrganismos e enzimas, e outro físico, pela maceração no intestino”, explica o biólogo Mateus Marques Pires, coautor do artigo. Segundo o pesquisador, estudos sobre dispersão de sementes por antas remontam aos anos 1980, mas só agora foi quantificada com precisão a aceleração da germinação.


Para Pires, o animal — último mega frugívoro da América Latina — pode funcionar como facilitador da regeneração florestal. “Estamos em uma situação de perda acelerada de florestas; quanto mais rápido elas se recuperarem, maior o benefício ecológico para a biodiversidade e para o clima”, afirma. O grupo pretende agora investigar como variações sazonais, como estações secas ou chuvosas, influenciam o desempenho das sementes dispersadas pelas antas.


Kommentare


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page