top of page

Setor de latas de alumínio apresenta crescimento de 12%

Foto do escritor: Solano FerreiraSolano Ferreira

A Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), entidade que representa o setor de latas de alumínio para bebidas no Brasil, apresentou os dados referentes ao primeiro semestre de 2024 com um resultado de vendas 12% maior do que o mesmo período de 2023 e tem expectativa de fechamento do ano com alto dígito de crescimento.

Foto: Draft

latas de alumínio
O setor segue o caminho pavimentado pelo crescimento econômico seguindo resultados positivos do PIB brasileiro


















Aliado às vantagens da lata de alumínio, o setor segue o caminho pavimentado pelo crescimento econômico seguindo resultados positivos do PIB brasileiro deste ano. Segundo o presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido, as latas brasileiras vêm retomando o crescimento desde 2023, após um período de ajustes com o fim da pandemia. "Tivemos um verão muito quente este ano, o que favorece o consumo de bebidas, e um crescimento econômico que retoma índices positivos no país e eleva o poder de consumo da população, combinado com a força da lata de alumínio no segmento de bebidas, com novos produtos em lata a todo momento.", explica o presidente. 


Um dos destaques no período foi a diversidade de produtos que chegam para o consumidor na lata de alumínio. Grande parte desses produtos apresenta crescimento no país, se aproximando cada vez mais dos consumidores, como, por exemplo, os chamados "RTDs" (do inglês Ready to Drink; drinks prontos para consumo), cachaça, energéticos, cerveja sem álcool, vinhos e espumantes, que ganham cada vez mais espaço nas gôndolas e cardápios.

 

Segundo Cátilo Cândido, este movimento acompanha uma tendência mundial e coloca o país na vanguarda dentre os setores de embalagens para bebidas. "Já temos mais de 20 tipos de bebidas que são envasados em lata de alumínio no Brasil. A cerveja continua o carro chefe, com crescimento de 10%, além do refrigerante, que cresceu 23% no primeiro semestre deste ano. São números que celebramos e representam uma clara escolha consciente do consumidor, que vê na lata de alumínio uma opção segura, conveniente e verdadeiramente sustentável", detalha o executivo. 


35 anos de Brasil


Além do resultado positivo, o setor está em festa, pois a lata de alumínio no Brasil comemora este mês 35 anos de Brasil. A primeira lata, da marca Skol, foi produzida em Pouso Alegre (MG), em 1989. Desde então, a lata veio evoluindo e passou a fazer parte da vida dos brasileiros, oferecendo segurança para o consumidor, pois ela não quebra; e preservação da bebida (com a proteção do sabor ao evitar a entrada de luz e ar), além da comodidade no transporte, rapidez na refrigeração da bebida e a descontração com seus rótulos coloridos para qualquer ocasião. 


O crescimento da lata de alumínio no Brasil é surpreendente e constante. Desde 1989, quando se iniciou a produção de latas de alumínio no Brasil, em apenas dez anos, em 1999, já se atingia a marca de 10 bilhões de latinhas. Em 2009, esse número se aproximava dos 20 bilhões e, em 2024, deve-se alcançar um patamar próximo a 34 bilhões de latinhas. Com este número se confirmado, o mercado brasileiro se consolida como terceiro maior mercado mundial, atrás apenas de EUA e China.


Sustentabilidade


Além dos números positivos de crescimento, o setor se diferencia na esfera ambiental. A lata de alumínio é a embalagem para bebidas mais sustentável do planeta. Nesta seara, o Brasil se destaca com índices médios de reciclagem acima de 95% no país na última década, reforçando o setor como um exemplo de economia circular. "Somos um verdadeiro case de sucesso em todo o mundo quando falamos de reciclagem. Ficamos à frente de países europeus, que estão com índice médio de cerca de 73%, e dos Estados Unidos com 56%, por exemplo. Isso nos orgulha e mostra ao mundo que atuamos e colaboramos de forma intensa para a transição para uma economia de baixo carbono", finaliza Cátilo Cândido.

3 visualizações0 comentário

Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page