top of page

São Paulo vai isentar o IPVA de veículos menos poluente

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 11 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

A medida incentiva a agroindústria e a tecnologia automotiva de energia limpa do estado de São Paulo

Ilustração: Freepik

Carro elétrico emite menos poluentes

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira (10) o projeto de lei, enviado pelo Governador Tarcísio de Freitas, que isenta de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) os proprietários de veículos movidos a hidrogênio e veículos híbridos com motor elétrico e com motor a combustão flex movido a etanol.


Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, essa medida faz parte do pacote de ações do governo para a transformação energética no estado de São Paulo. "A agroindústria canavieira e as tecnologias aqui desenvolvidas são parte importantes da nossa economia, geradora de empregos e renda no interior do nosso Estado", afirma Piai. São Paulo é o maior produtor de cana de açúcar, bem como pioneiro na indústria sucroenergética no mundo.


No projeto proposto pelo governo estadual, ficam isentos veículos movidos a hidrogênio e carros híbridos com motor elétrico e a combustão que utilizem, alternativa ou exclusivamente, etanol e que custem até R$ 250 mil.


A isenção vai valer para 2025 e 2026. Depois, a alíquota será de 1% em 2027, 2% em 2028, 3% em 2029 e 4% (alíquota cheia) a partir de 2030. O benefício contempla ainda outra modalidade: a isenção de IPVA para proprietários de ônibus ou caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio ou gás natural – inclusive biometano. Com a aprovação, ônibus e caminhões ficam isentos do imposto de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2029.


SETOR


São Paulo lidera a produção sucroalcooleira no Brasil, que é o maior produtor mundial. Até o momento, em 2024, o setor lidera as exportações no agro paulista, 40,7% de participação no agro paulista, com US$11,52 bilhões.


A área cultivada no Estado passa os 5,5 milhões de hectares, sendo a principal cultura paulista.

Comentários


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page