top of page

Tecnologias podem tornar o etanol brasileiro um combustível de emissão negativa, aponta estudo

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • há 6 dias
  • 1 min de leitura

O etanol produzido no Brasil pode não apenas zerar, mas até atingir pegada de carbono negativa com o uso combinado de novas tecnologias. É o que mostra um estudo da Embrapa em parceria com a Unicamp, que avaliou caminhos para ampliar os benefícios ambientais do biocombustível.

Foto: Divulgação/Embrapa
Foto: Divulgação/Embrapa

A pesquisa destaca que a integração da bioenergia com captura e armazenamento de carbono — conhecida como BECCS — e o uso de biochar no solo impedem que o CO₂ retorne à atmosfera, criando um ciclo no qual a produção do etanol remove mais carbono do que emite. Segundo os cientistas, essa combinação poderia tornar o etanol tão ou até mais limpo do que veículos elétricos.


As soluções também reforçam o potencial do RenovaBio, a política nacional de descarbonização, ao aumentar a eficiência e os ganhos ambientais já obtidos pelo setor sucroenergético.


Apesar do avanço tecnológico, custos e ausência de incentivos específicos ainda limitam a adoção dessas práticas. Mesmo assim, o estudo aponta que o Brasil reúne todas as condições para assumir a liderança global na produção de combustíveis de “emissão negativa”, abrindo uma nova fronteira para a transição energética sustentável.


O conteúdo completo pode ser visto AQUI.

Comentários


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page