UNICEF e Instituto Claro renovam parceria para promoção de educação de qualidade, inclusiva e equitativa
- Solano Ferreira
- há 41 minutos
- 4 min de leitura
Nos próximos quatro anos, instituições pretendem alcançar 7 estados brasileiros e 1.300 municípios por meio da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar

São Paulo (SP), 26 de novembro de 2025 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Instituto Claro acabam de renovar sua parceria para a promoção da educação de qualidade, inclusiva e equitativa, por meio da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar (TSE). A iniciativa visa apoiar as redes públicas de ensino na recomposição das aprendizagens e no enfrentamento da cultura de fracasso escolar.
Apesar dos avanços observados no País, o Brasil ainda enfrenta desafios significativos na Educação Básica. Atualmente, 4,2 milhões de estudantes, o que representa 12,5% do total, apresentam dois ou mais anos de atraso escolar, caracterizando a distorção idade-série, conforme dados do Censo Escolar/Inep analisados pelo UNICEF. O problema da distorção idade-série revela profundas desigualdades, principalmente em recortes de raça e gênero. A distorção idade-série entre estudantes negros é quase o dobro daquela registrada entre brancos em 2024 (15,2% versus 8,1%), e o problema atinge mais meninos do que meninas (14,6% versus 10,3%).
A parceria, que já acontece desde 2018, terá duração de mais quatro anos (2026-2029). O principal resultado esperado é a redução de 27% da taxa de distorção idade-série nas escolas participantes da iniciativa Trajetórias de Sucesso Escolar, durante o período.
“Esta parceria é fundamental para garantir que crianças e adolescentes, especialmente aqueles em situação de maior vulnerabilidade, permaneçam na escola, protegidos, aprendendo e desenvolvendo competências e habilidades necessárias para o seu desenvolvimento integral. Estamos contentes em renovar este compromisso com o Instituto Claro”, afirma Joaquin Gonzalez-Aleman, representante do UNICEF no Brasil.
O presidente da Claro e do Instituto Claro, José Félix, ressalta a relevância do engajamento do setor privado em iniciativas relacionadas à Educação para potencializar o alcance do trabalho de organizações como o UNICEF pelo País e pelo mundo: “Para a Claro, é motivo de grande satisfação renovar uma parceria que tem gerado impactos reais e transformadores na vida de tantos jovens brasileiros. Acreditamos, com convicção, no poder da Educação como motor de desenvolvimento social, e por isso seguimos comprometidos e entusiasmados em apoiar iniciativas que ampliem oportunidades e fortaleçam trajetórias de sucesso. A colaboração entre UNICEF e Instituto Claro reforça nosso compromisso de construir um país mais justo, inclusivo e preparado para o futuro.”
A renovação da parceria terá duração de quatro anos (2026-2029). O principal resultado esperado é a redução de 27% da taxa de distorção idade-série nas escolas participantes da iniciativa Trajetórias de Sucesso Escolar, durante o período.
Para alcançar essa meta, a estratégia TSE será implementada em pelo menos 7 estados, com a capacitação de 4.500 gestores e professores e o alcance de 40.000 estudantes matriculados em programas de enfrentamento da cultura de fracasso escolar. Já no âmbito municipal, via Selo UNICEF, a parceria buscará alcançar 1.300 municípios, capacitando 90 mil professores e gestores e beneficiando 3.150.000 participantes com atividades de desenvolvimento de competências, visando a recomposição das aprendizagens.
Entre 2022 e 2025, o UNICEF e o Instituto Claro já estavam juntos trabalhando para a redução da distorção idade-série e o risco de abandono escolar, através do apoio às redes estaduais de ensino.[ES1]
No âmbito estadual, 7 estados implementaram a estratégia TSE (AC, AP, DF, ES, RN, RJ, SE), alcançando 217 municípios, 3.849 gestores e professores e 35.015 estudantes matriculados. No âmbito municipal, 1.295 municípios inscritos no Selo UNICEF desenvolveram atividades específicas, resultando em 85 mil gestores e professores certificados e mais de 3 milhões de participantes beneficiados com práticas de desenvolvimento de competências.
Além disso, a parceria contribuiu para a publicação de portarias e decretos de lei que formalizaram os programas implementados e a estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar como política pública nos estados.
Sobre a estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar
A estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar é uma iniciativa do UNICEF para o enfrentamento da cultura de fracasso escolar no Brasil. O objetivo é facilitar um diagnóstico amplo sobre a distorção idade-série e o fracasso escolar no País, e oferecer um conjunto de recomendações para o desenvolvimento de políticas educacionais que promovam o acesso à educação, a permanência na escola e a aprendizagem desses estudantes. A iniciativa conta com a Roda Educativa como parceiro técnico.
Sobre o UNICEF
O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, trabalha para proteger os direitos de cada criança e adolescente, em todos os lugares, especialmente os mais vulneráveis, nos locais mais remotos. Em mais de 190 países e territórios, fazemos o que for preciso para ajudar crianças e adolescentes a sobreviver, prosperar e alcançar seu pleno potencial. Em 2025, o UNICEF comemora 75 anos no Brasil.
O trabalho do UNICEF é financiado inteiramente por contribuições voluntárias.
Sobre o Instituto Claro
A Claro, maior grupo de Telecomunicações da América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, coordena suas ações de responsabilidade social corporativa por meio do Instituto Claro, que alia os serviços prestados pela operadora a investimentos sociais para criar impactos relevantes no país.
Com a missão de "Conectar pessoas para um futuro melhor", há mais de duas décadas, o Instituto Claro já beneficiou mais de 80 mil alunos em projetos educacionais e contou com mais de 53 mil participações em ações voluntárias. Entre suas principais iniciativas, com foco nos pilares de Educação e Cidadania, apoia e realiza projetos de longo prazo, como Dupla Escola, Campus Mobile, Ação Social pela Música, entre outros.
O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de Comunicação das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas.
Acesse e saiba mais sobre essa e outras iniciativas em www.institutoclaro.org.br
[ES1]O apoio é às redes estaduais. Da forma como está, me pareceu estranho.






