top of page

Associação Caatinga anuncia principais projetos em desenvolvimento para 2025

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 18 de fev.
  • 3 min de leitura

A Associação Caatinga segue firme em seu compromisso de proteger e restaurar o único bioma exclusivamente brasileiro e inicia 2025 com sete projetos em andamento. As iniciativas abrangem desde a gestão de unidades de conservação até ações de educação ambiental, segurança hídrica e recuperação da fauna nativa, promovendo impactos positivos para a biodiversidade e as comunidades locais.

 

Entre os destaques está o projeto Caatinga Preservada, que busca aprimorar a gestão das unidades de conservação, especialmente no Ceará, fortalecendo a proteção dessas áreas e garantindo a manutenção dos serviços ecossistêmicos essenciais da região.

 

Outro importante projeto é o de Conservação da Reserva Natural Serra das Almas, que tem como objetivo proteger a maior unidade de conservação privada do Ceará. A iniciativa visa assegurar a preservação da biodiversidade local e a continuidade dos serviços ambientais prestados pela área.

 

No Piauí, a Associação desenvolve o projeto Conservação e Sustentabilidade Financeira no Parque Estadual do Cânion do Rio Poti, que busca soluções para melhorar a gestão e proporcionar a sustentabilidade financeira da unidade de conservação.

 

A restauração ecológica e a segurança hídrica também são prioridades. O projeto Reposição Hídrica na Bacia Hidrográfica da Região Metropolitana de Fortaleza atua para aumentar a disponibilidade de água na Área de Relevante Interesse Ecológico Fazenda Raposa, em Maracanaú (CE), ao mesmo tempo que promove a recuperação da biodiversidade local.


No âmbito da fauna, o projeto Refaunar Arvorar, já obteve um marco significativo ao reintroduzir 18 periquitos-cara-suja na Reserva Natural Serra das Almas, espécie que não era vista na região há 114 anos. A iniciativa visa expandir o trabalho para a reintrodução de outras aves nativas ameaçadas, contribuindo para a recuperação do equilíbrio ecológico da Caatinga.

 

A educação ambiental também tem papel central nas ações da Associação Caatinga. O projeto Ecoprotagonistas: Jovens em ação pela Caatinga capacita adolescentes e jovens de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), incentivando a conscientização ecológica e o engajamento na preservação ambiental.

 

Por fim, a Associação Caatinga continua investindo na qualificação da cadeia produtiva da carnaúba, abordando seus múltiplos aspectos e promovendo práticas mais sustentáveis por meio do Programa Carnaúba Sustentável. A iniciativa já transformou uma comunidade rural em um modelo de referência para outras regiões produtoras de pó cerífero.

 

“A promoção de projetos socioambientais é essencial para enfrentar a crise climática. No semiárido, essa estratégia ganha ainda mais relevância devido aos baixos índices de desenvolvimento social e à degradação ambiental, que comprometem serviços ecossistêmicos e direitos básicos da população. A Associação Caatinga atua nesse cenário com projetos voltados à conservação do bioma, restauração florestal, proteção da biodiversidade, fortalecimento comunitário e incentivo à bioeconomia”, enfatiza Marília Nascimento, coordenadora de programas socioambientais da Associação Caatinga. “Essas iniciativas protegem a Caatinga, fortalecem a resiliência climática das comunidades e demonstram o compromisso dos investidores com a sustentabilidade e a responsabilidade social”, complementa a profissional.

 

Mariana Giozza, gerente de projetos da plataforma online de sociobiodiversidade VBIO, destaca a relevância do trabalho da Associação Caatinga: “A VBIO tem o propósito de fomentar projetos inspiradores da biodiversidade, unindo apoiadores e instituições dedicadas à conservação ambiental. Além de recursos, é fundamental contar com iniciativas robustas e equipes qualificadas para os desafios em campo. Nesse sentido, a Associação Caatinga tem sido um parceiro essencial, gerando impacto positivo e evidenciando as oportunidades da sociobiodiversidade do semiárido, reforçando a importância desse bioma único”, declara Mariana.

 

Novos projetos para 2025

 

Além das iniciativas já em andamento, a Associação Caatinga planeja lançar novos projetos de conservação em 2025, reforçando seu compromisso com a proteção do bioma, o engajamento comunitário e o desenvolvimento sustentável. As novas ações terão como foco a preservação da biodiversidade e a valorização dos recursos naturais, buscando gerar impactos positivos duradouros para o meio ambiente e para as comunidades que dele dependem.

 

Sobre a Associação Caatinga

 

A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é conservar a Caatinga, difundir suas riquezas e inspirar as pessoas a cuidar da natureza. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

コメント


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page