top of page

CALOR INTENSO: Terra está secando mais rápido do que esperado

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 22 de ago.
  • 2 min de leitura

Esse fenômeno é causa e consequência das mudanças climáticas

 

Reprodução
Reprodução

 

Nas últimas duas décadas, os continentes perderam água doce em ritmo recorde devido ao uso intensivo de reservatórios superficiais e subterrâneos. Embora a quantidade total de água no planeta não mude, a água doce disponível está sendo contaminada ou descartada no mar.


Esse fenômeno é, ao mesmo tempo, causa e consequência das mudanças climáticas: atualmente, 75% da população mundial vive em áreas afetadas pela perda de água doce. Regiões de mega-seca surgiram em todo o Hemisfério Norte, especialmente na costa oeste das Américas, na América Central, no Oriente Médio e no Sudeste Asiático.


Os impactos são vastos, especialmente na agricultura, no saneamento e na capacidade de adaptação às mudanças climáticas. Nas regiões historicamente afetadas pela seca, a tendência é de agravamento da desertificação. Segundo os pesquisadores, mesmo áreas que anteriormente apresentavam tendência de aumento da umidade agora estão se tornando mais secas ou, ao menos, não estão mais se tornando úmidas no mesmo ritmo observado anteriormente.


As conclusões foram obtidas a partir da análise de dados dos satélites GRACE, da NASA, e publicadas na revista Science.


Os dados indicam que a seca se intensificou a partir de 2014, quando um El Niño mais forte do que a média desequilibrou o clima global.


Entre 2014 e 2016, esse El Niño provocou uma intensa temporada de furacões na região do Pacífico e contribuiu para secas devastadoras na África, além de causar, na época, temperaturas superficiais recordes em todo o mundo. O fenômeno inverso subsequente, La Niña — que geralmente promove um resfriamento temporário — não foi capaz de reverter a perda progressiva de água. E o problema não é simples de resolver: segundo os autores, essas águas subterrâneas “não serão repostas numa escala temporal humana”.


“O desaparecimento das águas subterrâneas dos aquíferos mundiais constitui uma ameaça crítica e emergente para a humanidade e apresenta riscos em cascata que raramente são incorporados nas políticas, na gestão e na governança ambientais”, escreveram os autores no artigo.


Fonte: Instituto Água Sustentável

 

Comentários


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page