ECLIPSE DO SÉCULO: O maior fenômeno será registrado em 2027 e terra ficará completamente escura
- Solano Ferreira
- 10 de ago.
- 1 min de leitura

Em 2 de agosto de 2027, o mundo testemunhará um dos fenômenos astronômicos mais impressionantes do século: um raro eclipse solar total que mergulhará parte da Europa, norte da África e Oriente Médio na escuridão por até seis minutos e 23 segundos. Durante esse breve período, o dia se transformará em noite para milhões de pessoas que estarão na faixa de totalidade do eclipse.
Chamado de Grande Eclipse do Norte da África, o evento será o mais longo eclipse solar visível da Terra entre os anos de 1991 e 2114, o que o torna uma oportunidade única para cientistas, astrônomos e curiosos de todo o mundo. Especialistas afirmam que eclipses tão longos e amplamente visíveis são extremamente raros e exigem condições específicas de alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra.
Para quem estiver nas regiões favorecidas, a recomendação é se preparar com antecedência: garantir equipamentos de observação adequados e, se possível, viajar para pontos com maior tempo de escuridão total. A próxima chance de vivenciar algo semelhante só acontecerá daqui a quase um século — o que torna o eclipse de 2027 não apenas um espetáculo natural, mas um verdadeiro evento histórico.
Publicado em Terra Fatos com informações da ESA
Comentários