top of page

Rio Negro chega ao nível de 28,32 m em Manaus (AM)

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 7 de ago.
  • 3 min de leitura

Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil indica que todas as bacias estão em processo de vazante

Créditos: João Dejacy/Rios de Notícia
Créditos: João Dejacy/Rios de Notícia

Manaus (AM) – O nível do rio Negro em Manaus (AM) atingiu 28,32 m nesta terça-feira (5), indica o Serviço Geológico do Brasil (SGB). Dados do 31º Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Amazonas mostram que todos os rios da região apresentam comportamento de vazante, com redução gradual dos níveis d'água nas principais estações. 


O Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Amazonas é divulgado às terças-feiras na plataforma do Sistema de Alerta Hidrológico.


Na bacia do rio Negro, o processo de recessão é evidente. Em São Gabriel da Cachoeira (AM), a descida média diária é de 6 cm. Já em Tapuruquara (AM) e Barcelos (AM), os declínios são de 5 cm e 2 cm, respectivamente. Em Manaus (AM), o rio está em queda de 3 cm por dia, mas ainda mantém níveis elevados para esta época do ano. As descidas ocorrem dentro do esperado para o período.


O rio Solimões também apresenta tendência de baixa, com quedas médias de 17 cm em Tabatinga (AM), 12 cm em Fonte Boa (AM) e 5 cm em Itapéua (AM). Em Manacapuru (AM), a descida está na ordem de 3 cm por dia, com níveis considerados altos para o período.


Na bacia do rio Branco, o rio registra níveis dentro da normalidade. Em Boa Vista (RR), o nível atual é de 3,93 m, com declínio médio diário de 44 cm. Em Caracaraí (RR), a queda é ainda maior, chegando a 47,5 cm por dia.O boletim indica que o rio Amazonas também segue em recessão. As estações de Careiro da Várzea (AM), Itacoatiara (AM), Parintins (AM) e Óbidos (PA) registram quedas médias de 3 cm por dia.


Níveis próximos às mínimas


O pesquisador Andre Martinelli, gerente de hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional de Manaus (SUREG-MA), explica que em algumas estações já são observados níveis próximos às mínimas: "Em estações do alto Juruá e Purus e seus afluentes, vemos níveis muito baixos, próximos das mínimas registradas. Na bacia do Madeira, essa semana já apresentou uma resposta mais intensa na descida, níveis próximos do limite inferior da faixa de normalidade".


Em Porto Velho (RO), o nível atual do rio Madeira é de 4,63 m, com declínio médio de 20 cm ao dia. Em Humaitá (AM), a queda é de 19 cm diários.O Serviço Geológico do Brasil (SGB) atua em diversas frentes para apoiar estratégias de prevenção de desastres em todo o país. Além da operação dos Sistemas de Alerta Hidrológico, o SGB realiza o mapeamento de áreas de risco, contribuindo para a gestão territorial e a segurança da população. A instituição também oferece o aplicativo Prevenção SGB, que disponibiliza ao cidadão informações sobre áreas com risco de deslizamentos, inundações e outros eventos geohidrológicos.


Outra ação estratégica é a manutenção do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS), que reúne dados sobre poços em todo o território nacional e apoia decisões relacionadas ao abastecimento hídrico em períodos de escassez.


Monitoramento


O monitoramento dos rios é feito a partir de estações, que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O SGB opera cerca de 80% das estações e gera informações que apoiam os sistemas de prevenção de desastres, a gestão dos recursos hídricos e pesquisas. As informações estão disponíveis na plataforma SACE e são atualizadas diariamente.



Comentários


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page