top of page

Ibama barra tráfico internacional de 400 abelhas para a China

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 6 de ago.
  • 2 min de leitura

Espécie nativa sem ferrão foi encontrada em pacote disfarçado de brinquedos no Aeroporto de Viracopos, em Campinas

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) impediu uma tentativa de exportação ilegal de cerca de 400 abelhas nativas sem ferrão da espécie mandaçaia no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

A carga estava escondida em uma remessa expressa com destino a Hong Kong, na China, havia sido postada por uma brasileira na capital paulista e foi interceptada durante uma triagem de rotina.


A remessa foi identificada durante triagem com uso de raio X, que detectou anomalias no conteúdo declarado como brinquedos. A fiscalização foi realizada em parceria com a Alfândega da Receita Federal no aeroporto.


Ao abrirem a encomenda, os agentes encontraram pelúcias e uma caixa de madeira contendo a colônia completa. Os espécimes estavam vivos, em boas condições e foram reconhecidos como mandaçaias ( Melipona quadrifasciata anthidioides ).


A identificação da espécie e as orientações para o manejo adequado contaram com apoio de especialistas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Araras (SP), e do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Rio Claro (SP).


As abelhas foram levadas ao laboratório da UFSCar, onde permanecem sob cuidados técnicos.


Multa de até R$ 200 mil


Segundo o Ibama, a responsável pela tentativa de envio responderá a processo administrativo e poderá ser multada em até R$ 200 mil, conforme a legislação ambiental.


O caso também foi encaminhado ao Ministério Público Federal para investigação de possível crime ambiental e análise de medidas na esfera criminal.


Brasil lidera em diversidade de abelhas sem ferrão


O Brasil é o país com maior diversidade de abelhas sem ferrão do mundo, com mais de duas mil espécies nativas registradas, sendo cerca de 260 já conhecidas pela ciência.

Esses insetos, pertencentes à tribo Meliponini, têm papel crucial na polinização da vegetação nativa e de cultivos agrícolas como café, soja, tomate, algodão, açaí e girassol.

Além da relevância ecológica, algumas dessas espécies são criadas de forma racional para produção de mel, própolis e outros derivados.


O tráfico ilegal dessas abelhas ameaça a biodiversidade e coloca em risco a segurança sanitária, segundo o Ibama.

Comentários


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page