top of page

Galáxia de Andrômeda, a grande devoradora

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 13 de ago.
  • 1 min de leitura

Um estudo, publicado na Revista Nature, mostrou que em um passado distante, a Galáxia de Andrômeda já engoliu duas galáxias-anãs e seus sistemas estelares. A "próxima refeição" da devoradora cósmica será a nossa galáxia, a Via Láctea, daqui a 4,5 bilhões de anos.


Os astrônomos identificaram as estrelas engolidas por Andrômeda, formando a primeira evidência das colisões múltiplas que ocorreram no passado. De acordo com a pesquisa, a Via Láctea também já demonstrou um comportamento similar: há mais de 10 bilhões de anos, ela se colidiu com outras galáxias, de modo que incluiu algumas estrelas durante seu processo de desenvolvimento.


No caso do halo da Galáxia de Andrômeda, os cientistas descobriram aglomerados globulares — enormes coleções em formato esférico que reúnem pelo menos 100 mil estrelas. Formações do tipo tendem a incluir astros muito antigos, sendo que algumas delas chegam a ter a idade do Universo.


Os cientistas observaram esses aglomerados globulares usando informações de equipamentos como o Telescópio Canadá-França-Havaí, localizado em Mauna Kea, no Havaí. Além disso, eles utilizaram os telescópios do Observatório Gemini e do Observatório W. M. Keck para analisar a movimentação dos aglomerados no halo de Andrômeda.


Os pesquisadores também constataram, por meio das órbitas dos aglomerados globulares, que as galáxias-anãs engolidas por Andrômeda vieram de regiões completamente diferentes.



Fonte: Revista Galileu

ree

Comentários


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page