OTCA lança síntese inédita sobre o fogo na Amazônia
- Solano Ferreira
- há 1 hora
- 1 min de leitura
A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), em parceria com a GIZ, lança no dia 16 de dezembro, em Brasília, o livro “Fronteiras do Fogo: um panorama do fogo na região amazônica”, a mais abrangente análise já produzida sobre incêndios na região. A publicação reúne dados atualizados, impactos ambientais e sociais e recomendações para políticas públicas e cooperação entre os países amazônicos.

O estudo mostra que, em 2024, a Amazônia registrou 215 mil focos de calor e 16 milhões de hectares queimados, com avanço do fogo sobre áreas naturais e ecossistemas úmidos — um novo padrão de risco para a floresta.
A obra destaca o Manejo Integrado do Fogo (MIF) como estratégia central para reduzir danos, combinando saberes tradicionais, ciência aplicada e governança territorial. Também apresenta diretrizes para fortalecer a cooperação regional, ampliar o protagonismo comunitário e aprimorar sistemas de monitoramento.
No prefácio, o secretário-geral da OTCA, Martín von Hildebrand, afirma que o tema exige “cooperação, ciência e novas formas de governança”. O livro está disponível para download gratuito no site da OTCA.






