top of page

Pesquisa inédita revela que apenas 9% dos filmes brasileiros de ficção mencionam a crise climática

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • há 49 minutos
  • 3 min de leitura

Estudo coordenado pela ABRA analisa como filmes nacionais de ficção retratam a emergência climática, a partir da análise do universo de recorte de obras premiadas 

ree

Foto: Freepik

Uma pesquisa inédita no Brasil revela que apenas 9% dos filmes de ficção nacionais analisados fazem referência direta à crise climática em seu universo ou apresentam personagens que demonstram consciência sobre o tema. Intitulado "Clima em Cena: A Emergência Climática em Filmes de Ficção Brasileiros", o estudo foi coordenado pela Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA), com apoio do Projeto Paradiso e das organizações norte-americanas Good Energy e Climate + Culture Pavilion. 


A pesquisa foi divulgada em primeira mão, hoje, (23), em uma mesa no V Encontro de Ideias Audiovisuais da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que acontece este ano na Cinemateca Brasileira. Esta é a primeira vez que o estudo é realizado fora dos Estados Unidos, onde a metodologia tem sido aplicada em filmes indicados ao Oscar, por exemplo. 


O levantamento busca contribuir com o debate audiovisual sobre a importância das narrativas climáticas e ambientais na cultura brasileira, em um país que é ao mesmo tempo um dos maiores emissores de gases de efeito estufa e também um dos mais vulneráveis aos impactos do aquecimento global. Embora 57% dos filmes avaliados apresentem questões ambientais locais, como desmatamento, poluição e perda de biodiversidade, apenas 9% conectam essas temáticas à emergência climática global. Os três títulos que cumpriam todos os requisitos foram A Flor do Buriti, de Renée Nader Messora e João Salaviza; A Nuvem Rosa, de Iuli Gerbase; e Homem Onça, de Vinícius Reis. 


A análise abrangeu 33 filmes brasileiros lançados nos últimos cinco anos, indicados ao Grande Otelo, principal prêmio do cinema nacional, ou selecionados em um dos 5 festivais internacionais de prestígio (Cannes, Berlim, Veneza, Locarno e Sundance). Entre eles, Medida Provisória, Marte Um, Ainda Estou Aqui, A Melhor Mãe do Mundo e O Último Azul. 

"Os dados indicam um distanciamento entre a realidade climática vivida pelos brasileiros e a forma como ela é retratada na ficção. O objetivo não é prescrever temas, mas provocar reflexão: como a maior crise da humanidade aparece nas nossas histórias?", afirma a roteirista e pesquisadora Gisele Mirabai, que coordenou a equipe de pesquisa. 


A aproximação com a Good Energy foi iniciada pela ABRA no ano passado, após as enchentes no Rio Grande do Sul em 2024, um dos maiores desastres climáticos da história do país. Este ano, a roteirista Carmiel Banasky, representante da Good Energy, virá ao Brasil em novembro para participar do FRAPA, Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, e, em seguida, da COP 30. 


O Projeto Paradiso apoia o desenvolvimento da pesquisa e a presença de Carmiel no Brasil. "Investir na reflexão sobre a emergência climática no cinema não é apenas mostrar o mundo como ele está, mas inspirar criadores e espectadores a se engajarem com soluções. O Projeto Paradiso acredita que a cultura tem papel fundamental na conscientização e na mobilização para a ação climática", afirma Rachel do Valle, diretora de programas do Projeto Paradiso. 


Aplicando a metodologia Climate Reality Check, desenvolvida pela Good Energy e pelo Buck Lab for Climate and Environment (Colby College, EUA), o estudo avaliou se as obras reconhecem a existência da crise climática e se há personagens que demonstram conhecimento sobre o problema. Nos Estados Unidos, o mesmo método identificou, em 2024, que 9,6%% das obras passavam pelo teste. 


No lançamento do estudo no Encontro de Ideias Audiovisuais da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo será compartilhado um retrato detalhado das narrativas climáticas e ambientais em filmes nacionais. O encontro surge como um convite à reflexão sobre a presença da crise climática na ficção brasileira, especialmente no contexto da COP 30, Conferência Mundial sobre o Clima, que ocorrerá em novembro em Belém, onde os resultados da pesquisa também serão divulgados. 

Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page