top of page

O rompimento da barragem, exploração de petróleo e os lobistas do agro brasileiro

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 11 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura


No início da tarde de ontem, a Defesa Civil anunciou o rompimento da mina 18, da Braskem, em Maceió (AL), na região da lagoa, no bairro do Mutange. “A mina está rompendo aos poucos, não chegou a ser um rompimento brusco. Agora a água está entrando nela; a gente não sabe o impacto que terá nas outras minas”, explica à Mídia Caeté o professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e arquiteto Dilson Ferreira. O possível colapso na região do Mutange começou a ser divulgado pela Defesa Civil no final de novembro. 


Um dia depois da COP28, o governo abriu licitação para 603 blocos de exploração de petróleo e gás em diferentes partes do Brasil. A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) quer contratar concessionárias para explorar combustíveis fósseis na terra e no mar em nove bacias sedimentares, como as bacias de Pelotas, a Potiguar, a do Amazonas e a de Santos, onde está o pré-sal. O Nexo conta que a licitação ganhou o apelido de “leilão do fim do mundo”, dado o potencial de poluição dos blocos anunciados pela ANP. Caso seja bem-sucedido o processo, a produção dos blocos pode emitir mais de 1 bilhão de toneladas de carbono equivalente na atmosfera.


Falando em COP28: o Brasil foi o país que mais levou lobistas do agro para o evento. Marfrig, JBS e Minerva viajaram como delegação oficial, como revela levantamento d’O Eco a partir de dados da organização britânica DesMog. A representação brasileira de lobistas na Conferência do Clima das Nações Unidas equivale a 10,6% dos membros de grandes indústrias mundiais do agro presentes na COP 28. Dos 36 lobistas brasileiros, 34 são ligados à indústria da carne. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a produção de carne é responsável por algo entre 12% e 14,5% das emissões globais de gases estufa. No Brasil, a porcentagem é muito maior: a pecuária representa 57% do total de emissões do país.


Promessa do governo Lula para o combate à fome, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no semiárido do Piauí dá os primeiros passos só agora. Os primeiros pagamentos a agricultores familiares começaram em agosto, e três associações quilombolas, dependentes do PAA, viram uma safra de frutas apodrecer no pé devido à demora na retomada do programa. O Joio e o Trigo lembra ainda que o orçamento inicial de 2023 é insuficiente: foram R$ 2,7 milhões, ou seja, apenas 0,23% da demanda total de R$ 1,1 bilhão de propostas de agricultores familiares em todo o Brasil. 

 
 
 

ความคิดเห็น


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page